Emater-RN emite 21.881 Declarações de Aptidão ao Pronaf este ano

A Emater-RN emitiu, até o dia 11 de setembro, 21.881 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP) no Rio Grande do Norte. O levantamento foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O número é considerado expressivo, levando em conta que 2020 está sendo um ano atípico em virtude da pandemia provocada pela Covid-19. A meta estabelecida pela Coordenadoria Estadual de Crédito Rural da Emater, estipulada no início deste ano, era encerrar o exercício com a emissão de 26 mil documentos. “Acredito que iremos ultrapassar esse número”, avaliou o subcoordenador de Crédito Rural da Emater-RN, Alberto Hudson Costa.

A DAP é o documento que identifica agricultores e agricultoras familiares no país, e possibilita o acesso às políticas públicas voltadas ao segmento. Uma delas é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que financia projetos individuais ou coletivos que gerem renda aos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O programa possui as mais baixas taxas de juros dos financiamentos rurais, além das menores taxas de inadimplência entre os sistemas de crédito do País.

Para ter acesso à DAP, os interessados devem procurar o escritório local da Emater mais próximo, levando documentos como comprovante de residência, certidão de casamento ou união estável, documento oficial da propriedade, entre outros. Confira a lista completa no site da Emater-RN ou acesse aqui.