Igarn cadastra mais de mil usuários de água somente no primeiro semestre de 2020

Durante o primeiro semestre de 2020, mesmo com o período de pandemia pelo novo coronavírus, o Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) manteve suas atividades, realizando suas ações cotidianas na modalidade de teletrabalho e, em alguns casos específicos, em que foram demandadas atividades presenciais.

O setor de cadastramento de Licenças e Outorgas realizou seus serviços em teletrabalho. Foram emitidas 966 regularizações do tipo Dispensa de outorga e/ou Dispensa de licença de obra hidráulica, 357 Outorgas de Uso da Água e 79 Licenças de Obra Hidráulica.

Já o setor de Segurança de Barragens, sob demanda, realizou 5 vistorias de reservatórios, além de trabalhar na conferência dos dados de todas as barragens cadastradas no Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens – SNISB.

O Monitoramento Quantitativo, além dos volumes dos 47 reservatórios, realizou a medição de vazão do Canal do Pataxó e dos açudes, Poço Braco e Rodeador. Também fez a manutenção das Plataformas de Coletas de dados (PCD’s) da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e Santa Cruz do Apodi e de trechos de rios.

Já o Monitoramento Qualitativo deu início à primeira campanha do Programa Qualiágua ainda durante o mês de março, porém devido à pandemia foi necessária a paralisação da coleta que terá seu reinício ainda durante o mês de setembro com a volta das atividades presenciais do Igarn.

O Igarn está trabalhando para seguir todas as orientações da Portaria Conjunta Nº 03/2020, das Secretarias de Estado da Administração (Sead) e da Saúde Pública (Sesap), publicada na edição de 08 de agosto no Diário Oficial do Estado (DOE/RN), para o retorno das atividades presenciais na sua sede em Natal