Caern é a empresa que mais cresceu em ranking da Época Negócios 2020

O Anuário da Revista Época Negócios 360°, da Editora Globo, em parceria com a Fundação Dom Cabral, edição de outubro de 2020, cita a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) entre as 334 melhores empresas do país. O ranking é feito com as maiores companhias do país.

A Caern conquistou a posição 256, uma melhora de 100 posições em relação ao ano passado, mais que isso, a Companhia se destaca como a empresa que mais cresceu em pontuação no último ano. A análise leva em consideração seis dimensões: Desempenho Financeiro; Governança corporativa; Inovação; Visão de futuro; Pessoas e Sustentabilidade. O crescimento da Caern foi de 93% em relação ao ano anterior. O resultado é ainda mais importante ao se observar o cenário de crise em todo o planeta. 

O segredo para a melhoria está no trabalho e determinação de 2500 colaboradores e, principalmente, nos acertos da gestão da empresa e na determinação do Governo do Estado, por meio da implantação de práticas de governança e da adoção das Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS, que possibilitaram a obtenção de eficiência numa empresa de economia mista estadual. Tal fato é comprovado por meio da obtenção de um lucro líquido de R$28.8 milhões no ano de 2019, situação bem diferente do ano anterior, quando teve prejuízo de R$ 10 milhões. Mas, todo o trabalho desenvolvido tem como objetivo central o compromisso social com a população do Rio Grande do Norte.

“Este resultado traz para nós o diagnóstico de que estamos no caminho certo. Temos alinhado a inovação tecnológica com os mecanismos de compliance. A empresa tem mostrado a solidez e expertise de seu meio século, mas já está preparada para os novos desafios e, principalmente, para atender cada vez melhor a população do Rio Grande do Norte. Assim, caminhamos dia a dia para ter uma empresa mais eficiente e sustentável, tanto ambiental, quanto financeiramente”, explica Roberto Linhares, diretor presidente da Caern.