Crianças perdem 154kg nos 4 primeiros meses de funcionamento do Núcleo para Tratamento da Obesidade Infantil do Varela Santiago

Divulgação

Natal/RN – 16 de outubro de 2020 – O mês de outubro será todo de comemoração no Hospital Infantil Varela Santiago. A instituição, que está completando 103 anos de história e em breve lançará uma nova campanha institucional, está em festa com os resultados alcançados no primeiro ano de funcionamento do Núcleo para Tratamento da Obesidade Infantil. O espaço, inaugurado em novembro do ano passado, iniciou com 95 pacientes até a sua pausa em março devido a pandemia e conta hoje, em sua retomada, com 85 crianças. E o melhor: elas perderam juntas um total de 154,1kg em 4 meses.
Os números, segundo a doutora Iluska Medeiros, coordenadora do núcleo, estão bem acima do que se vê na literatura para tratamento de obesidade. “A eficácia no tratamento clinico, que é o que a gente realiza no núcleo, é menos de 30% e a gente teve uma resposta positiva em quase 90% dos pacientes. É um número muito expressivo”, afirma.

No núcleo, que tem objetivo de transformar crianças obesas em adultos saudáveis, o tratamento é realizado através de um acompanhamento multidisciplinar. “Atualmente temos psicóloga, nutricionista, endocrinologistas e gastroenterologista pediátricos e apoio do setor de Educação Física da UFRN. Provavelmente por isso a gente teve uma resposta tão expressiva e também pelas consultas que são a cada 15 dias, então a gente consegue fazer um tratamento, um acompanhamento, mudança de hábitos familiares e isso que resultou nesse resultado tão positivo”, explica.

Ainda segundo dra Iluska, dentre as atividades realizadas pelo Núcleo estão oficinas e brincadeiras. “Traçamos metas e se as crianças conseguem atingir, elas ganham um dinheiro que fabricamos e de tempos em tempos a gente faz uma kitanda, uma feirinha que pegamos os próprios alimentos que são plantados e cultivados pelos pacientes na nossa horta e acrescentamos brinquedos, biscoito integral. É um momento para discutir escolhas do supermercado, olhar rótulos. São momentos bem educativos porque a família participa, a criança também. Ficamos impressionados com a maturidade deles para escolher alimentos mais saudáveis, de organizar a questão financeira, etc. Acho que tudo isso que levou a esse bom desempenho”.

Para celebrar os resultados, durante este mês a Equipe Multidisciplinar do Núcleo tem presenteado as crianças com cupcakes saudáveis feitos pelo Setor de Nutrição do hospital.

O Núcleo para Tratamento da Obesidade Infantil do Hospital Infantil Varela Santiago é um projeto diferenciado e pioneiro no Nordeste, com atendimento multidisciplinar, com consultas frequentes e participação e educação alimentar também dos familiares. No núcleo são realizadas, além das consultas tradicionais e exames laboratoriais fornecidos pelo hospital, momentos interativos e reuniões em grupos onde são discutidos diversos temas pertinentes com os pacientes e familiares de forma lúdica e divertida. Os pacientes também têm avaliação do percentual de gordura corpórea pela bioimpedância. Os atendimentos acontecem cinco dias na semana alternando entre manhã e tarde.

Os pais interessados em colocar seus filhos para participarem devem entrar em contato com o hospital no telefone (84) 3209-8200. As vagas são gratuitas e limitadas!

Informações à imprensa:
Mosaique Comunicação
http://mosaiquecomunicacao.com.br
Ulysses Freire – DRT 1716/RN – (84) 98829-4375

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação