G1: Para comemorar aniversário de 10 anos, menino decide fazer festa para idosos e crianças de abrigo em Natal

Família agora se organiza para fazer festejo com distanciamento social e manter medidas de biossegurança no local.

Anna Alyne Cunha

Um menino de 9 anos de idade teve a ideia de transformar a celebração de aniversário de 10 anos em uma festa para idosos e crianças de um abrigo que fica no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal.

“O mundo não está tão bom com essa pandemia e eu quero que todos esqueçam isso, pelo menos por um dia na vida. E esse dia pra mim, tem que ser o dia mais feliz da vida deles”, falou o aniversariante João Vitor Queiroz.

O menino vai fazer aniversário no dia 18 de novembro. Mas já se antecipou para pedir a família ajuda para realizar o desejo dele neste ano. Para conseguir fazer o evento, que vai contar com cerca de 50 pessoas – entre idosos e crianças – que são acolhidas pelo abrigo, os parentes decidiram abrir um financiamento coletivo online. A festa vai acontecer no dia 22 de novembro.

A família também garantiu que vai realizar a festa tomando todas as medidas de biossegurança em função da Covid-19, inclusive com uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social.

Para a mãe de João Vitor, a solidariedade é algo que é visto com frequência nas atitudes do filho. “A gente sempre faz doações. Teve uma tarde que João abriu o guarda-roupa e disse que nós tínhamos muitos lençóis, e que então, doaríamos para pessoas que não tem lençol, as que moram na rua”, disse Thais Queiroz.

“A gente lida todos os dias com a essa sensibilidade dele. Eu não sei nem adjetivar João como filho, como criança, como esse ser iluminado.”

João Vitor conta que fazer a festa com pessoas mais necessitadas sempre foi um desejo que ele teve. “Eu sempre quis fazer isso, porque a felicidade pra mim é muito bom no mundo. Eu só desejo que todo mundo esteja feliz, alegre”.

A tia do garoto explica que até o cardápio tem sido pensado de forma diferente por conta das restrições alimentares de alguns idosos acolhidos no abrigo.

“Pros idosos, o cardápio está sendo todo pensado nas restrições alimentares que certamente eles têm. E a gente precisa de ajuda para custear essa parte da festa”, explicou Adriana Carla, que tem tentado fechar parcerias e está responsável pelo financiamento coletivo da festa.

Ela também se sentiu tocada com a atitude do sobrinho. “Não é sempre que a gente encontra uma criança de 9 anos que tenha essa sensibilidade, um pensamento dessa natureza: de ajudar e proporcionar um dia de alegria para outras pessoas”.