Governo discute parceria cultural com a empresa Souza Cruz

Divulgação

O Governo do RN iniciou entendimentos para firmar parceria com a empresa Souza Cruz, líder no mercado nacional de cigarros, para investimentos no setor cultural. Neste sentido a governadora Fátima Bezerra se reuniu na tarde desta terça-feira, 09, com o diretor da companhia, Fabiano Machado, com o diretor de inteligência e estratégia, Marcelo Deble e com o diretor comercial, José Neto.

Fátima ressaltou o trabalho integrado das polícias Militar e Civil do Estado no combate ao comércio ilegal e contrabando de cigarros no RN, inclusive em parceria com a Polícia Federal. O secretário adjunto de Tributação do Estado, Álvaro Luiz Bezerra, informou que o Governo trabalha de forma intensa na fiscalização da circulação de mercadorias ilegais e utiliza inteligência fiscal no combate à sonegação. “A determinação da Governadora é combater as irregularidades e promover a justiça fiscal. O comércio ilegal impacta na redução da arrecadação”, pontuou Álvaro.

Na próxima semana, em reunião virtual, as autoridades estaduais vão apresentar à direção da empresa – com sede no Rio de Janeiro – alguns dos principais equipamentos culturais potiguares como o Museu da Rampa, Teatro Alberto Maranhão e Biblioteca Câmara Cascudo. “A nossa empresa já atua fortemente na área cultural e somos muito receptivos ao Rio Grande do Norte”, afirmou Fabiano Machado.

Combate ao comércio ilegal 

O diretor agradeceu o trabalho da administração estadual no combate ao comércio ilegal de cigarros. Esta ilegalidade movimenta R$ 150 milhões por ano no Rio Grande do Norte e representa perda de arrecadação de aproximadamente R$ 65 milhões em ICMS.

Nesta quarta, dia 07, uma operação contra fraude fiscal reteve uma carga de 1.200 maços de cigarros importados ilegalmente no Aeroporto de São Gonçalo. Os auditores da SET e da Receita Federal conseguiram evitar que os maços entrassem em circulação no mercado potiguar de forma ilegal, promovendo uma disputa desleal frente aos produtos da indústria nacional, já que os cigarros seriam comercializados mais em conta pela falta de pagamento de impostos.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Francisco Araújo destacou a atuação dos órgãos do sistema de segurança do Estado no combate às atividades ilegais e registrou que o trabalho será reforçado com a reabertura de postos de fiscalização nas fronteiras nos próximos meses.