Governo realiza primeiro encontro de mulheres com deficiência

Divulgação

Em uma ação inédita, o Governo do RN realiza a primeira edição do Encontro Estadual de Mulheres com Deficiência do RN. O evento é fruto da articulação entre a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos – SEMJIDH, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN e em parceria com o Centro de Referência em Direitos Humanos Marcos Dionísio, da UFRN,

O Encontro ocorrerá entre os dias 13 e 15 de outubro, de modo virtual e terá como tema “Construindo espaços inclusivos na luta potiguar”. Um dos objetivos é levantar discussões sobre a vivência das mulheres com deficiência no estado, com suas adversidades, perspectivas e as políticas públicas voltadas para sua realidade.

O evento é um marco da política para mulheres e pessoas com deficiência e um momento significativo de debate e construção de espaços anti capacitistas na luta potiguar. A programação está organizada em mesas que envolvem interações sociais e discussões sobre políticas públicas, papel dos conselhos, inclusão digital, interiorização das políticas e diversidade humana.

Para Ivanete Oliveira, subsecretária de políticas para mulheres da SEMJIDH, a realização do encontro fortalece o comprometimento do Governo com a pauta. “O encontro é uma conquista fundamental para a reafirmação do compromisso da gestão estadual com a luta das mulheres em todas as suas frentes, além de ampliar a visibilidade das reivindicações dessas mulheres pelo respeito aos seus corpos e suas vidas”, pontuou.

A solenidade de abertura do I Encontro Estadual de Mulheres com Deficiência do RN está marcada para o próximo dia 13, às 18h30 e será transmitida no canal do YouTube do Governo do RN.  As mesas temáticas do evento serão realizadas por plataforma ainda a ser definida, os links de acesso serão enviados aos participantes inscritos através de seus respectivos e-mails. O evento é gratuito e os interessados devem se inscrever pelo site forms.gle/pa9DRZaMrvVw1agz5.

PROGRAMAÇÃO:

13/10 (terça-feira):

Solenidade de abertura – 18h30

14/10 (quarta-feira):

Mesa I: O papel dos conselhos na implementação de políticas públicas para mulheres com deficiência do Rio Grande do Norte – 09h

Mesa II: RN Inclusivo: Construindo a interiorização das políticas para as Mulheres com Deficiência – 15h

15/10 (quinta-feira):

Mesa III: Mulheres com Deficiência e Mídias sociais: Influenciando a Inclusão na era digital – 09h

Mesa IV: O direito à diferença: a Deficiência enquanto expressão da Diversidade Humana – 15h