RN+Água: Governo inicia mobilização social em comunidades que serão beneficiadas

Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), iniciou, no âmbito do Programa RN+Água, um trabalho de mobilização social nas comunidades que serão beneficiadas com ações de ampliação de oferta de água, com foco atual na perfuração de poços.

A ação iniciou ontem (27), na comunidade Brejinho, em São João do Sabugi. Na solenidade onde a Governadora Fátima Bezerra entregou créditos do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, presente no evento e explicou as etapas do trabalho, que acontece antes da implantação propriamente dita da tecnologia: “Recebida a solicitação, vamos à comunidade conferir onde o poço foi locado, verificar se o terreno fica numa área pública e ainda fazer uma análise das questões sociais como número de famílias e como acontece atualmente o acesso à água na localidade”, disse João Maria.

Terminado o evento, a equipe da Semarh conversou com a presidente da associação do assentamento Brejinho, Ledi Medeiros, sobre a importância da gestão participativa na água que chegará para as famílias e realizou o cadastramento da comunidade. “Nosso papel é fazer uma checagem de todos os critérios do Programa e, mais do que capacitar, sensibilizar a comunidade” ressalta a socióloga da Semarh, Nádia Machado.

Hoje (28), a equipe de mobilização da Semarh se encontra no município de Currais Novos, onde já foram locados 13 poços. O trabalho segue pelo Seridó, até a próxima semana, com visitas às comunidades rurais em Florânia, Carnaúba dos Dantas, São José do Seridó e Serra Negra do Norte.

“A obra física em si ela não funciona se não for feita no lugar certo para as pessoas certas e o processo de mobilização social garante que não haja distorções e que o benefício à população seja efetivo”, finaliza o titular da Semarh.

RN+ÁGUA

O programa engloba um conjunto de ações a serem executadas pelo Governo do RN a fim de ampliar o acesso à agua, priorizando o consumo humano, e promover ganhos sociais e econômicos para as populações rurais e urbanas do estado. Mais de 320 mil famílias potiguares serão beneficiadas, tendo como carro-chefe a perfuração de 885 poços tubulares em todas as regiões do estado.

Serão beneficiadas prioritariamente as populações residentes em áreas de vulnerabilidade hídrica, atendendo a assentamentos, remanescentes quilombolas, comunidades indígenas e rurais. O RN + Água representa um esforço institucional integrado, envolvendo várias secretarias de estado, sob a coordenação da Semarh.

Entre as ações previstas estão a perfuração e instalação de poços tubulares, instalação e manutenção de dessalinizações e barragens subterrâneas, elaboração de projetos de saneamento rural e promoção da educação ambiental.