Saiba como ter uma boa alimentação no trabalho

20% das pessoas podem elevar sua produtividade seguindo uma alimentação mais saudável

Divulgação

De acordo com estudo da Organização Internacional do Trabalho, na maioria das vezes, os trabalhadores não se tem muito tempo para o almoço. Comer produtos industrializados e de preparo rápido se torna a única alternativa. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 20% dos trabalhadores elevam sua produtividade mantendo o habito de uma alimentação saudável.

Tentar manter uma rotina equilibrada entre trabalho e dieta, vem se tronando uma tarefa cada dia mais difícil. A professora da Faculdade UNINASSAU Natal, Ana Beatriz Luz, nutricionista, avalia esse problema e adverte quanto é importante priorizar a saúde.

“Se manter bem alimentado durante o dia é de extrema importância, não só para que se conquiste um bom rendimento no trabalho, mas para que possa ajudar seu metabolismo. A sugestão é nunca passar de 5 horas sem se alimentar. O ideal é que a gente consiga se alimentar a cada 3 horas. Variando de acordo com as individualidades de cada um, e isso vale para todos, inclusive para aqueles que usam a alegação de não ter tempo e nem mesmo sentir fome. Necessariamente, não precisa ser uma refeição grande, mas apenas uma colaboração para nosso metabolismo”, disse a nutricionista.

“Um das opções para refeições nos intervalos são frutas, iogurtes que possuem um teor de gordura baixo e também as castanhas, que são excelentes opções, por ocuparem pouco espaço, mas não podemos nos esquecer de consumir com moderação. Já pela praticidade, as barrinhas de cereais são habitualmente escolhidas, porém devemos ficar atentos às quantidades de açúcar, sódio e gordura dos industrializados em geral”, completou.

Ingerir líquidos é importante e, para não se esquecer de beber água, uma boa dica é deixar a garrafinha sempre por perto. Para quem tem dificuldades em tomar água, a professora sugere a saborização da água. “Se a pessoa não gosta muito de água ou não tem o hábito, pode saborizar essa água colocando uma folhinha de hortelã, rodelas de morango, tornando a água mais atrativa e assim beber mais água durante o dia”.