Saúde: Hospital Regional de Caicó volta a ser referência em Ortopedia

Robson Araújo

“O tão sonhado tomógrafo está devidamente instalado no Hospital Regional Telecila Freitas. E esse equipamento se soma aos investimentos que temos feitos em alta tecnologia para qualificar a assistência à saúde, aos novos leitos instalados, como um legado para a cidade e para toda essa região”, constatou a governadora Fátima Bezerra. Nesta terça-feira (27), a gestora dá continuidade à agenda no Seridó, com visita ao Hospital Regional Telecila Freitas.

Guiada pela secretária adjunta da Saúde Pública e ex-diretora da unidade, Maura Sobreira, pelo diretor Caio Dantas, pelo médico Silvio Santos Filho, coordenador do serviço de ortopedia, a chefe do Executivo estadual também conheceu o setor de urgência e emergência, que desde a inauguração, em dezembro de 2019, já atendeu 41 mil pessoas, entre atendimentos em geral e Covid. “Toda a minha gratidão aos funcionários desta casa por toda abnegação e esforço, que resultou em salvar mais de 500 vidas durante a fase crítica da pandemia”, completou.

Ortopedia

Maura informou que mesmo com redução dos casos de Covid-19, o hospital mantém uma ala exclusiva para a doença, e dos 39 leitos Covid, apenas seis estavam ocupados na ocasião. Com relação aos equipamentos de imagens, a secretária adjunta reafirmou que o hospital voltará a cumprir sua função de referência no campo das cirurgias eletivas ortopédicas, mais precisamente de joelhos “Nossa equipe está de prontidão para que o tomógrafo e todo o serviço de raios-x funcione 24 horas”, explicou. 

A unidade, que é referência para atendimento dos municípios da 4ª região de saúde, já recebeu do Governo do RN 15 ventiladores, 13 monitores, bombas de infusão, raio-x portátil, além de ter sido realizada a climatização de toda a clínica médico do serviço. O tomógrafo instalado no hospital aumenta a capacidade de diagnóstico da unidade e representa um investimento, viabilizado pelo Governo Cidadão, de R$ 350 mil. Um aparelho de ultrassonografia também adquirido.

Acompanharam a visita, com a governadora, a secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; a diretora do Campus UERN Caicó, Shirlene Mafra; o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Maria Cavalcante; e o deputado estadual Francisco do PT.