Sead promoverá live sobre cidadania ativa e ações de inclusão pelo RN

A Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (EGRN), promove na próxima terça-feira (13) mais uma edição do projeto “Gestão Pública em Pauta”, cuja finalidade é fomentar debates na área do serviço público e também estimular os espectadores para a aprendizagem on-line. O tema da live dessa vez será “Participação social em contexto de pandemia: o caso da implementação do RN Inclusivo”. A transmissão está agendada para começar às 10h30 no perfil do Instagram da Sead: @sead_rn.

A convidada desta edição é a assessora técnica da EGRN, Maria Lúcia Pessoa Sampaio, formada em Pedagogia, com especialização, mestrado e doutorado em Educação pela UFRN. A mediação ficará sob responsabilidade da gestora de Políticas Públicas e mestranda em Estudos Urbanos e Regionais pela UFRN, Yasmim Melo, que é pesquisadora-bolsista  (Sead/Fapern). 

Durante o bate-papo, as participantes enfocarão sobre o que trata a participação social e nas ações do Plano RN Inclusivo, que foi lançado pelo Governo do Estado em 2019 com o objetivo ampliar o aperfeiçoamento profissional e a consciência social através de eventos com foco em políticas públicas e ações de inclusão. “Estaremos na live explicando a estratégia de implementação do Plano RN Inclusivo, bem como falando da promoção do Fóruns de Inclusão, cuja primeira experiência será remota com o município de Currais Novos”, explica Lúcia, acrescentando que outros eventos vão acontecer com os demais municípios que aderiram ao Plano, além daqueles que o desejarem fazer posteriormente.

“A participação social que esperamos alcançar com  o RN Inclusivo está ligada às perspectivas de Inclusão, que abrangem cinco eixos, previstos no atual plano de Governo do Rio Grande do Norte”, reitera a doutora em Educação. Esses eixos remetem à 1) Valorização da vida, segurança e paz social; 2) Desenvolvimento social, cultural e defesa da cidadania; 3) garantia de direitos; 4) Desenvolvimento Regional sustentável com inclusão; e 5) Governança administrativa e financeira).

Para Maria Lúcia, a expectativa do Plano RN Inclusivo é estabelecer conexões com o cidadão comum, de modo que ele também possa se integrar, se comprometer e se envolver em todos os assuntos da sua comunidade. Dessa forma, se firma o modelo de cidadania ativa, no qual a participação social é fundamental. 

“O desejo que nos une é que tenhamos um RN verdadeiramente inclusivo. Por meio desse Plano, o Governo poderá chegar aos mais longínquos lugares do Estado, que rompa a fronteira do eixo capital-litoral e chegue ao Seridó, ao Alto-Oeste Potiguar e aos demais territórios da cidadania potiguar”, finaliza a assessora.

O projeto “Gestão Pública em Pauta” tem por finalidade fomentar debates no campo do serviço público, além de estimular servidores do Rio Grande do Norte a cultivarem a aprendizagem on-line. As transmissões ocorrem semanalmente no Instagram da Sead, sempre trazendo um ou dois convidados especialistas para abordar um assunto diferente relacionado à gestão pública.

Serviço:

Live “Participação social em contexto de pandemia: o caso da implementação do RN Inclusivo”
Quando: 13 de outubro (terça)
Hora: 10h30
Onde: perfil do Instagram @sead_rn
Convidada: Lúcia Pessoa (SEAD/EGRN)
Mediação: Yasmim Melo (SEAD/EGRN)