14º Congesp: palestrantes anseiam debate de ideias e troca de experiências

A poucos dias da realização do 14º Congresso de Gestão Pública do Estado do Rio Grande do Norte (Congesp/RN), que acontece entre os dias 01 e 04 de dezembro, as expectativas dos palestrantes que participarão do evento são animadoras. Neste ano, o congresso vai ser realizado inteiramente on-line, por sistemas de videoconferência, como medida preventiva da Covid-19.

“É sempre um prazer poder colaborar com um evento de suma importância para a gestão pública potiguar. O Congesp é um grande encontro de gestores estaduais e dos diferentes municípios do Estado do RN e, portanto, um espaço de troca de experiências com diferentes especialistas”, destaca Hironobu Sano, professor associado do Departamento de Administração Pública e Gestão Social da UFRN e vice-coordenador do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação na Gestão Pública da UFRN/CNPq. 

Doutor e Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas/SP e graduado em Engenharia Elétrica pela Unicamp, Sano afirma que contribuirá com uma discussão sobre inovação na gestão pública e, em particular, sobre os laboratórios de inovação no setor público e seu papel na entrega de valor público para a sociedade. “Também espero conhecer novas experiências inovadoras dos gestores potiguares”, almeja. A palestra do professor será realizada no dia 02 de dezembro, com mediação do analista de sistemas e membro da Escola de Tecnologia da Informação para a Gestão Pública, Hideljundes Macêdo. 

A doutora em Psicologia e professora aposentada, Lívia Borges, que atua como voluntária no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG, diz que recebeu o convite para participar pela primeira vez do 14º Congesp com bastante alegria. “Parto da ideia que o referido evento seja bastante importante para o Estado do Rio Grande do Norte. Além disso, representará uma oportunidade em compartilhar conhecimentos”. A psicóloga vai palestrar sobre o tema “Trabalho e Qualidade Vida” no dia 02 de dezembro.

A professora titular da UFRN na área de Planejamento Urbano e Regional, Maria do Livramento Miranda, que já participou de outras edições do congresso, acredita que sua contribuição atenda às expectativas. “Este não é o primeiro Congesp em que participarei como palestrante. Agradeço o convite e espero colaborar satisfatoriamente com o evento, além de atender as expectativas de seus organizadores e participantes”, comentou a mestre em Sociologia e doutora em Ciência Econômica. Sua participação acontecerá no dia 03 de dezembro em formato de mesa-redonda, que também terá a presença da professora doutora da UFRN Raquel Silveira. 

O 14º Congesp é uma realização do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN). Nesta edição, o tema central é “A Reinvenção da Gestão Pública: novos cenários, novos desafios”. A programação completa pode ser conferida no site do evento: https://www.even3.com.br/14congesprn

O congresso é um espaço para que gestores e servidores públicos das diversas esferas e poderes, administradores, bem como outros profissionais liberais e estudantes, possam divulgar seus trabalhos e compartilhar experiências exitosas e inovadoras, além de participar das diversas atividades do congresso, ampliando seu leque de conhecimentos, e estabelecer contatos com diferentes profissionais. As inscrições estão abertas para participação como ouvinte, em sessão de grupos temáticos com apresentação de trabalhos, ou em sessão de pôsteres.