SMS firma convênio com 14 instituições ensino para retorno dos estágios nas unidades de saúde

Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) assinou, na última terça-feira (17), convênio para retorno das aulas práticas, estágios obrigatórios e não obrigatórios, práticas supervisionadas, visitas técnicas e residência em saúde na rede de serviços do município. Ao todo, são previstas 965 vagas, de acordo com a portaria 230 da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) com início em 01 de dezembro de 2020.

A parceria acontece com 14 instituições de ensino, que encaminham estudantes dos cursos da área da saúde para desenvolver atividades em Unidades Básicas (UBS), Hospital Municipal de Natal, maternidades, UPAs, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e sedes administrativas dos Distritos sanitários da cidade do Natal. 

O sorteio das vagas e locais aconteceu com um representante de cada escola após a assinatura do convênio, são elas: UFRN, UNP, Unifacex, Uninasau, UNI-RN, Politécnica, Grau Técnico, IEC, CEPRN, CEFPS, Uniceuna, Estácio/Fatern, Faciten. O dimensionamento dos campos de atuação foi publicado em Diário Oficial, no dia 11 de novembro, para conhecimento público. As atividades vão ser desenvolvidas com os cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição, biomedicina, fonoaudiologia, psicologia, saúde coletiva, serviço social, educação física e técnico de enfermagem.

“É muito importante que os estudantes tenham essa vivência prática durante o curso, por isso a secretaria de saúde decidiu retomar essas atividades como forma de contribuir na formação desses futuros profissionais da saúde. Eles vão desenvolver esse trabalho tomando todos os cuidados necessários durante a pandemia”, indica George Antunes, secretário municipal de Saúde de Natal.

“Esse estágio acontece de forma obrigatória e não obrigatória, mas sempre com acompanhamento de preceptores, que são servidores dos locais onde as atividades acontecem e com professores das instituições. A gente tinha dado uma pausa devido a pandemia, mas agora vamos retomar essa parceria”, comenda Nádia Rocely, chefe do Setor de Educação Permanente e Articulação, Ensino – Serviço (Sepaes) da SMS Natal.