Prefeitura de Parnamirim: Com medidas de segurança, Planetário prepara retorno das sessões presenciais

Divulgação

De forma gradativa e com todas as medidas de biossegurança contra a Covid-19, O Planetário de Parnamirim está se preparando para o retorno das atividades. Com algumas novidades, a previsão é que o equipamento seja reaberto para duas sessões no mês de janeiro, levando em conta o cenário da pandemia vivenciado à época.

Além de alguns reparos estéticos que a unidade está recebendo para melhor receber o público, Wanessa Dantas, Planetarista e diretora do equipamento, disse que durante a pandemia os profissionais do planetário participaram de eventos com pessoas de outros países, com o objetivo de passar ainda mais conhecimento de alta qualidade aos visitantes.

“Aproveitamos este período para nos capacitarmos ainda mais. Através de encontro virtuais com profissionais de quatro continentes, e eventos da Associação Brasileira de Planetários (ABP), adquirimos conhecimentos, como também compartilhamos do nosso equipamento, que por sinal, foi bem elogiado pelo astrofísico americano Neil de Grasse Tyson, um profissional renomado mundialmente”, comentou a planetarista.

Com o principal objetivo de difundir a astronomia, Wanessa Dantas lembrou da importância do planetário na questão do turismo pedagógico, já que o equipamento é o único no Estado e recebe alunos de várias cidades, como também de ponto turístico para o entretenimento, onde é comum as famílias participarem das sessões.

As sessões do Planetário contarão com sete novos programas no retorno das atividades, entre eles, três com interpretação em Libras. “Nos preocupamos com a inclusão e em alcançar o maior número de pessoas. Observamos que muitos alunos surdos, ou parcialmente surdos, tinham essa dificuldade. Mesmo com o intérprete, é complicado porque a cúpula fica muito escura. Com os novos programas vamos deixar a astronomia mais acessível”, disse Wanessa Dantas.

Para a volta das atividades, a capacidade máxima de 59 pessoas, mais um cadeirante, será reduzida para 20 espectadores e aproximadamente 25 minutos por sessão. Com medidas de biossegurança e funcionários capacitados, será obrigatório o uso de mascará, álcool em gel e aferição da temperatura. 

Wanessa Dantas destacou o quanto os parnamirinenses adoram a astronomia e que é corriqueiro as ligações telefônicas da população em busca de informações sobre o retorno das atividades do Planetário. 

Com satisfação, a planetarista falou sobre a importância do equipamento e dos serviços ofertados por ele.“Nosso planetário é destaque, primeiro e único fixo no Rio Grande do Norte. Mesmo com a parada, os equipamentos vão de vento e popa, e melhorando ainda mais com a atualização de novos programas. Traz reflexos na educação, um ambiente de conhecimento e entretenimento de alta qualidade”. 

A planetarista reforçou que as datas para o retorno das atividades ainda não estão definidas devido ao cenário da pandemia. Porém, logo que o funcionamento do equipamento esteja favorável, visando sempre a saúde do visitantes, os agendamentos serão feitos pelos telefones 3643-3931 ou 3645-2023. O Planetário de Parnamirim está instalado no Parque Aluízio Alves, Avenida Castor Vieira Régis, Cohabinal.