Fecomécio: Vendas no comércio potiguar crescem pelo terceiro mês consecutivo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (11) os números de outubro relativos aos estados, da Pesquisa Mensal do Comércio (PME). No Rio Grande do Norte, as vendas do varejo ampliado potiguar cresceram 5,3%, o que representa alta pelo terceiro mês seguido em relação ao mesmo mês do ano anterior.

“Os números são animadores e ficaram dentro das nossas expectativas. Com este índice, podemos afirmar que dos R$ 897,9 milhões em vendas perdidos de abril a julho, atingimos, entre agosto e outubro, R$ 286,24 recuperados. Há ainda um longo caminho a percorrer. Mas, do ponto de vista de fechamento oficial de dados, temos pela frente dois meses com datas fortes para o varejo. Novembro, em que tivemos a Black Friday e cujos números recordes alcançados pela arrecadação de ICMS no RN ratificam que efetivamente foi de vendas em alta; e dezembro, com o Natal. Vamos tentar encerrar este ano atípico com perdas menores do que se poderia imaginar no auge da crise da Covid-19”, comemorou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Os dados nacionais apontaram que as vendas do comércio varejista cresceram 0,9% em outubro, sexta taxa positiva consecutiva desde maio. Com isso, o patamar do varejo bateu recorde pela terceira vez seguida, ficando 0,9% acima de setembro e 8,0% superior a fevereiro, nível pré-pandemia. Em relação a outubro de 2019, o comércio cresceu 8,3%, alcançando a quinta taxa positiva consecutiva e a maior para um mês de outubro desde 2012 (9,2%).