Governo do RN: Detran realiza ação educativa “Bafômetro amigo” em bares de Ponta Negra

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran), por meio da Subcoordenadoria de Educação para o Trânsito, realizou na última sexta-feira (4), a atividade “Bafômetro Amigo” em bares de Ponta Negra. A ação teve a participação do grupo educativo Produart Produções Artísticas, agentes da Lei Seca e educadores da Subcoordenadoria de Educação de Trânsito do Detran. A iniciativa de caráter educativo objetiva conscientizar os frequentadores dos estabelecimentos quanto aos perigos da combinação álcool e direção.

De acordo com Flávio Câmara, subcoordenador de Educação de Trânsito do Detran, durante o momento educativo a equipe circula pelos bares e vai abordando os clientes nas mesas, repassando informações e mostrando o funcionamento do bafômetro. “É uma oportunidade de conversar sobre a legislação que trata sobre a Lei Seca, além de passar dados sobre as consequências de acidentes envolvendo pessoas que dirigiram alcoolizadas”, explica o subcoordenador de Educação.

Durante a ação, os clientes que participaram da atividade educativa também puderam realizar o teste do bafômetro e ver o nível de álcool que estavam naquele momento. Os técnicos educativos do Detran orientam que quem consumiu acima do limite permitido deve retornar para casa sem conduzir veículos.

O destaque das ações educativas é a participação de artistas que se apresentam com mensagens educativas visando a manutenção de um trânsito seguro. As informações são passadas de maneira lúdica, por meio de paródias musicais em que as letras informam sobre normas e medidas de segurança no tráfego.