Governo do RN : Detran realiza blitz educativa itinerante direcionada aos motofretistas

Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realizou no último final de semana uma blitz educativa itinerante voltada aos motofretistas de Natal, Parnamirim e Caicó. A iniciativa teve o objetivo de alertar esses profissionais para medidas de segurança que devem ser tomadas para evitar acidentes ao pilotar uma motocicleta.

A equipe de Educação de Trânsito do Detran percorreu em Natal os bairros de Ponta Negra, Neópolis e Capim Macio, e em Parnamirim, o de Nova Parnamirim, além do centro de Caicó. A ação consistiu em visitar os pontos de lojas onde os motofretistas aguardam o recebimento dos pedidos que devem ser entregues aos clientes.

Nesses locais, os educadores do Detran abordaram os motofretistas passando informações de transporte de cargas, debatendo um pouco sobre os procedimentos de verificação e manutenção do veículo para a pilotagem segura, gestão de risco em duas rodas, verificação regular do veículo, uso adequado dos equipamentos de segurança e técnicas de postura corporal de prevenção de acidentes na condução da motocicleta.

Na ocasião, os educadores aproveitaram para fazer alguns desafios onde foram realizadas perguntas sobre posturas corretas de segurança na condução da motocicleta e aqueles motofretistas que acertavam recebiam brindes como squeeze, adesivo e material educativo. “Nosso intuito é o de orientar para que os motofretistas respeitem a legislação de trânsito e conduzam sua motocicleta com segurança”, comentou o subcoordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Flávio Câmara.

O Detran vem oferecendo gratuitamente curso de formação profissional e atualização para motofretista de acordo com as exigências determinadas pela resolução 410/2012 do Contran, atendendo o que determina a Lei Federal 12.009/2009, que regulamentou o exercício dessa atividade. A medida tem o objetivo de contribuir para a segurança no trânsito, já que os motociclistas são as maiores vítimas da violência no tráfego.