Natal em Natal: Segunda apresentação do Enconat tem participação de coral argentino

Reprodução do YouTube

A Prefeitura do Natal transmitiu nesta terça-feira (08), às 20 horas, a segunda noite de apresentações do 26º Encontro de Corais da Cidade do Natal e o 18ª Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat). O evento, que faz parte da programação do “Natal em Natal”, está sendo transmitido pelo canal www.youtube.com/natalprefeitura. As próximas apresentações serão nos dia 10 e 12 de dezembro.

As apresentações do segundo dia do Encontro de Corais contaram com as vozes de dez grupos: Vox Marias (Brasília/DF), Coretfal (Maceió/AL), Coral Uni-RN (Natal/RN), Coral Vivace (Aracajú/SE), Coral Moisés Kawa (Rio de Janeiro/RJ), Coral Luz do Sol (Natal/RN), Coral Maestro João Eduardo Pereira (João Pessoa/PB), Coral do Ministério Público do Piauí (Teresina/PI), Tenores in Concert (Belo Horizonte/MG) e o Antique Córdova Ensamble (Córdoba/Argentina).

O coral argentino Antique Córdova Ensamble é constituído por jovens músicos e aborda um repertório de diferentes estilos, como o barroco americano, romantismo, impressionismo, música contemporânea e música popular argentina. O grupo argentino apresentou a música “O Love”, de Elaine Hagenberg.

O regente do grupo, Arturo Diego Arias, agradeceu a participação no evento. “Gostaria de agradecer, em nome de todos que fazemos parte do Antique Córdova Ensamble, a todos que tornaram possível nossa participação nesta edição tão particular do Enconat 2020, muito especialmente à querida professora Rosângela Albuquerque. Este foi um ano que colocou todos nós à prova e a música tem sido um refúgio para muitos de nós. Espero que em breve possamos nos encontrar novamente pessoalmente e compartilhar o palco como naquele inesquecível 2016. A obra que vocês ouviram pertence à compositora norte-americana Elaine Hagenberg e se refere ao amor de Deus que nunca nos deixa”.

O Coral Luz do Sol, que apresentou a música “A Noviça Rebelde”, de Rogers & Hammerstein, é uma atividade da UNATI – Universidade Aberta à Terceira Idade, Projeto de Extensão da Universidade Potiguar (UnP). Foi formado em outubro de 1998, pelo professor Isak Lucena dos Santos e, desde então, tem participado efetivamente de todas as atividades culturais da instituição. O coral, desde 2018 é composto por 55 vozes femininas com idade entre 50 e 90 anos, e canta um repertório abrangente com músicas de diversos gêneros.

O regente do grupo, Isak Lucena dos Santos explicou que “neste vídeo em especial, as vozes femininas que participaram têm entre 60 e 86 anos, e gravaram seus vídeos com seus próprios celulares, de suas casas, sem uso de filtros ou recursos de estúdio de gravação, fato esse que dificulta ainda mais para que o som se torne homogêneo, no entanto, o resultado foi maravilhoso, e o que parecia impossível, se tornou possível, graças ao treino e dedicação de todas”.

Vox Marias é um grupo feminino independente de Brasília (DF). Foi criado em agosto de 2016 pelo maestro Eduardo Dias Carvalho. É composto por ex-integrantes de outros grupos e amigas que se juntaram para cantar. Sob a regência do maestro Eduardo Dias Carvalho, o grupo apresentou a canção “Simples Desejo”, de Jair Oliveira e Daniel Carlos Magno. “Estamos muito felizes em participar do Enconat mesmo que seja em apresentação virtual, se pudéssemos participaríamos todos os anos. Infelizmente muitos encontros nacionais se tornaram um negócio lucrativo, mas o Enconat é diferente, ele é realizado de forma prazerosa. Nós parabenizamos a Prefeitura do Natal e principalmente a professora Rosângela Albuquerque que organiza com carinho e profissionalismo cada detalhe deste encontro”, disse Eduardo Carvalho.