No atelier da estilista Santina Molinari

Estilista que modestamente recusa esse título, diz-se apenas uma pessoas que dá concretude ao  desejo de seus clientes

Divulgação

O atelier, amplo e confortável, fica na esquina de uma rua tranquila de Ponta Negra. Muito limpo e bem cuidado, tem agora apenas 16 dos 32 funcionários de antes da pandemia que deu novo direcionamento aos negócios. Santina descobriu que alguns serviços podiam ser feitos por seus funcionários em suas próprias casas, o que sem dúvida criou nova dinâmica de trabalho.

Lá, encontro-me com o exuberante Toinho Silveira, promoteur e candidato a vereador que veio experimentar os blazers que usará em suas carreatas virtuais, cada um nas cores de antigas lideranças que pretende homenagear, ao fazer a releitura de antigas campanhas eleitorais, lideranças como Aluízio Alves [1921-2017], Geraldo Melo [1932-] e Wilma Faria [1945-2017], todos ex-governadores do RN. Uma ideia, sem dúvida, original a inovar o marketing eleitoral.

Santina é uma mulher magra e pequena, porém de personalidade marcante e determinada. Vestida com discrição, tira o máximo do mínimo. Contudo, quando fala, revela o seu entusiasmo que nasce do talento.

Refestelado em um sofá, às voltas com sua agenda e despedindo mensagens via o seu celular, Toinho aguarda a entrega de suas encomendas, ora provas camisas e blazers ou cobra que lhe sirvam um cafezinho. Bem-humorado e cheio de aplomb.

Ah, o que me atraiu a Natal foi a noticia de que havia sol aqui o ano inteiro!, confessa Santina. E água de côco, muita água de côco, que adoro! Pensei que seria bom viver num lugar assim. Com fartura de raios solares e água de côco.

Nascida em um vilarejo rústico da fria e longínqua Santa Catarina, Natal pareceu-lhe um pedaço do paraíso. Um lugar que a encantaria, embora logo descobrisse que não havia aqui oferta de empregos nem mercado de trabalho. Um obstáculo para quem precisa ganhar a vida.

Toinho refestela-se em um sofá, enquanto aguarda ser atendido por solícitas costureiras. É-nos servida água e café e um agradável e organizado ambiente de trabalho.

Aqui, criei há 20 anos a Santi Molinari Uniformes Especializados, que tem hoje uma carteira de 1000 clientes, em sua maioria empresas privadas. No momento, tenho boas perspectivas e encaro a pandemia como um recomeço. Creio que vou manter trabalhando em suas casas a maioria de nossas costureiras. Como uma das transformações pelas quais a pandemia nos fez passar.