Prefeitura de Parnamirim: SESAD prorroga campanha contra a pólio – Vacinação irá ocorrer até o dia

Ana Karina Amaral

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria de Saúde (SESAD), irá prorrogar, até o dia 16 de dezembro, a campanha de vacinação contra a poliomielite para crianças entre 12 meses a menores de 5 anos de idade. Apesar da erradicação da doença, Parnamirim pretende alcançar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que visa imunizar cerca de 95% das crianças do município. Mesmo com todas as ações, a porcentagem de crianças protegidas ainda não passa de 81,3%.

A paralisia infantil, conhecida cientificamente como poliomielite, é uma doença infecciosa grave que pode causar paralisia permanente em determinados músculos e que, geralmente, afeta crianças, mas também pode surgir em idosos e adultos com o sistema imunológico enfraquecido.

De acordo com a coordenadora de vigilância epidemiológica da SESAD, Thuliane Lopes, a prorrogação do prazo de vacinação abrange todo o estado do Rio Grande do Norte, uma vez que o número de atendimentos ficou abaixo do esperado. Segundo ela, a pandemia dificultou o processo, já que os pais dos menores ainda mostram preocupação em levar os pequenos em ambiente hospitalar. Pensando nisso, outras alternativas foram criadas para alcançar a população, a exemplo dos postos volantes e do drive thru realizado na semana passada.

Thuliane informou que a campanha será intensificada nos bairros com maior número de crianças e naqueles que fazem fronteira com outros municípios. Os pais que ainda não vacinaram seus filhos devem procurar a UBS mais próxima, a partir das 7h30, levando em mãos a carteirinha de vacinação.