Primeiro caso de reinfecção pelo coronavírus notificado é confirmado em residente de Natal

Divulgação SMS

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Natal), informa que uma moradora de Natal teve o primeiro caso de reinfecção pelo coronavírus confirmado pelo laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). A paciente de 37 anos e trabalha na área da saúde tanto do estado do Rio Grande do Norte como no da Paraíba. 


Em junho, a profissional da saúde apresentou quadro de síndrome gripal e obteve resultado positivo para infecção pelo novo coronavírus. No dia 11 de outubro, ela voltou a apresentar sintomas gripais e realizou coleta de novo material que, após análise no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no Rio de Janeiro, constatou a presença de linhagens diferentes do vírus SARS-COV2, o que confirma o resultado positivo para a reinfecção. 


“Esclarecemos a população que a reinfecção não é uma regra e não há motivo para alarde. Salientamos que a pandemia não acabou e que as pessoas devem manter a higienização das mãos, evitar aglomerações e usar máscaras”, disse Juliana Araújo, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS Natal.


Todas os exames laboratoriais foram realizados na Paraíba, já a investigação do caso foi realizada pelo setor de vigilância epidemiológica de Natal e contou com a parceria entre os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, esse último que constatou que a paciente apresentou novamente caso de infecção pelo coronavírus após 116 dias da infecção original.


Atualmente existem em Natal sete casos notificados que podem sugerir reinfecção pelo vírus da Covid-19, sendo um dos casos confirmado e três inviáveis pelo fato de não haver a notificação do primeiro exame. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal reforça a importância de notificação de casos suspeitos e da investigação para possíveis casos de reinfecção, reforçando também que a população deve adotar todas as medidas de segurança para evitar contaminação, como uso de máscara, a higienização correta das mãos e respeitar as regras de distanciamento social.