Prefeitura de Parnamirim: Guarda Municipal completa 1 ano e coleciona elogios e resultados positivos

Assecom

Apresentada e entregue à população há cerca de 1 ano, a Guarda Municipal de Parnamirim é sem dúvida um dos marcos da administração do prefeito Rosano Taveira. O gestor deixou claro há tempos que uma de suas prioridades seria a criação do órgão de segurança para ajudar as forças já existentes no estado.  

A Prefeitura de Parnamirim realizou o concurso público em 2019 para a seleção dos candidatos, que passaram também por curso de formação. Iniciada com 50 agentes, a Guarda Municipal passou a atuar na cidade no combate à criminalidade e na promoção de uma sensação de segurança maior por parte da população. Dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) apontam para uma redução nos números de homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e latrocínio, quando comparados os anos de 2019 e 2020, o que corrobora com o entendimento da função da Guarda Municipal. 

Atualmente com 67 agentes e 6 viaturas, o órgão atendeu aproximadamente 1000 ocorrências no primeiro ano de existência. Para o comandante da Guarda, Cap. Torres, a função da GM é oferecer segurança à população parnamirinense. “Constitucionalmente falando atuamos na proteção à vida. Conseguimos sobrepor muitos obstáculos nesse primeiro ano. Atendemos todo tipo de ocorrência. Demos assistência a outros órgãos da prefeitura, como fiscalização da Semop, trânsito, segurança propriamente dita e proteção do patrimônio”, disse. 

O Cel. Marcondes Pinheiro é o secretário titular da pasta da Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sedem), um dos responsáveis pela criação da GM. Ele aponta que para o futuro a perspectiva é fechar nos 150 agentes em Parnamirim e chegar a 12 viaturas na rua, ganhando em ostensividade e aumentando a sensação de segurança da população. 

“A Guarda Municipal foi uma das maiores e melhores decisões que o prefeito tomou. De forma inteligente ele prometeu e cumpriu. Anteriormente muito se prometia em Parnamirim com relação à criação de uma Guarda e ao saneamento. Taveira transformou a GM em realidade, já com 1 ano de atuação, e o saneamento está acontecendo em toda a cidade. Tenho muito orgulho em ter participado da criação da Guarda enquanto equipamento de segurança”, disse o secretário Marcondes. 

O GM Gabriel, um dos agentes responsáveis pela atuação da Guarda destacou que o ápice desse primeiro ano de atuação foi na operação Pacto pela Vida. “Essa ação promoveu o entrosamento das forças de segurança, com Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militares. Durante as intervenções que fizemos, ouvimos muitos retornos positivos dos agentes dessas forças, que estamos no caminho certo. Fomos bastante reconhecidos. Me sinto orgulhoso em fazer parte da Guarda. Estamos sempre prontos para ajudar e caminhando no rumo de melhoria para a vida de todos”. 

O prefeito Taveira considera o primeiro ano da Guarda um ganho muito importante para a população na área da segurança. “Enquanto gestor, ter conseguido criar a Guarda Municipal é uma glória! Depois de 20 anos conseguimos ativar esse importante equipamento, que está pronto e na rua para servir à população”, salientou. 

A Guarda Municipal de Parnamirim deve receber em breve mais 10 motocicletas, fruto de um acordo com o Ministério Público, para colocar em prática a ronda escolar. Equipamentos como armamento não letal, pistolas, coletes, munição, ter o Centro de Operações Integradas com a GM, Secretaria de Trânsito e Polícia Militar – único em todo o estado – colocam a Guarda Municipal de Parnamirim num patamar técnico e profissional de uma das melhores do Brasil. 

Cel. Marcondes Pinheiro falou que todo início tem obstáculos e que esse foi um ano de aprendizado para todos os agentes. “Quando você sai do treinamento, sai com muita vontade e com a parte teórica muito afiada, mas quem ensina é a rua, o dia a dia. Para o futuro, trazemos a intenção de aperfeiçoamento de nossos agentes, novas viaturas e equipamentos. Tivemos uma freada em virtude da pandemia, mas agora vamos para as ações voltadas à vacinação contra a Covid-19 e depois para o treinamento focado no uso de armas, que também já foram adquiridas, outro avanço sem igual” apontou.