Semdes discute Semana da Visibilidade Trans organizada pelo Centro de Cidadania LGBT

Divulgação SEMDES

A equipe técnica do Centro Municipal de Cidadania LGBT de Natal recebeu nessa terça-feira (12), a visita da titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas. A reunião teve o objetivo conhecer as atividades do Centro e discutir o planejamento e a operação da Semana da Visibilidade Trans, que vai ser coordenada pelo Centro de Cidadania e deve acontecer no período de 25 a 29 de janeiro. 

Entre as principais atividades debatidas para acontecer durante a Semana da Visibilidade Trans estão a realização de uma mostra fotográfica intitulada “Respeito a Minha Identidade”; exposição da história do Movimento Trans, apresentando fatos, datas e toda a luta da comunidade por direitos; oficinas de orientação profissional direcionadas à população Trans; capacitação para servidores públicos que tratam com pessoas Trans; e um debate com a primeira vereadora trans eleita no Rio Grande do Norte, Thábatta Pimenta, e a vereadora travesti de São Paulo, Carol Yara. 

A secretária Sheila Freitas, comentou a importância da Semana da Visibilidade Trans como mais uma política do município de reforço da cidadania contra o preconceito e a favor da tolerância e liberdade de amar. “O Centro de Cidadania de Natal já se mostra como um marco no município na luta por direitos e garantias constitucionais das pessoas LGBT. Em pouco tempo podemos contabilizar a importância desse Centro no amparo, proteção e cuidado social, e a Semana da Visibilidade Trans é mais um ato de construção e defesa do respeito aos direitos humanos”, comentou 

Um ponto lembrado pela assistente social do Centro Municipal de Cidadania LGBT de Natal, Luana Soares, é que a programação da Semana LGBT vai ser ampla, construída de maneira democrática e com foco no reforço ao respeito e garantias de direitos. “Discutimos diversas ações, falamos das principais questões que envolvem a estrutura e organização do Centro e estamos trabalhando o mapeamento da população trans e travesti”, contou. 

No encontro, a secretária Sheila Freitas conheceu toda a estrutura do Centro de Cidadania LGBT e ouviu os técnicos sobre as necessidades de estruturação para ampliar o alcance das atividades e fomentar novos projetos para atender a comunidade LGBT de Natal.  A reunião contou com a participação do chefe de Gabinete da Semdes, Ney Fagner Carvalho, além de técnicos da Semdes e Semtas que atuam no Centro.