Prefeito Álvaro Dias acompanha atendimentos realizados no Centro de Enfrentamento à Covid do Cemure

Tags: SMS

Prefeito Álvaro Dias acompanha atendimentos realizados no Centro de Enfrentamento à Covid do Cemure

Crédito da imagem: Alex Régis

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, visitou neste domingo (07) o Centro de Enfrentamento á Covid instalado no Cemure, na Cidade da Esperança, para acompanhar o andamento dos trabalhos no local. Durante este final de semana, foram realizados 376 atendimentos, sendo 186 no sábado e 190 no domingo. Com o aumento da demanda, o prefeito determinou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que promovesse a abertura do Centro nos finais de semana. 

“Com o recrudescimento da pandemia na capital potiguar, resolvemos abrir o Centro de Enfrentamento no Cemure, nos finais de semana. Aqui os pacientes são acolhidos, passam pela triagem, consulta médica, caso seja necessário são testados e recebem os medicamentos para iniciar o tratamento precoce contra a Covid. A gestão Municipal tem feito sua parte, com diversas iniciativas para proteger, cuidar e salvar a vida do cidadão natalense”, destacou o prefeito. 

O chefe do executivo municipal lembrou ainda que além da abertura do Centro de Enfrentamento do Cemure, aos finais de semana, a Prefeitura dobrou a capacidade de leitos críticos do Hospital de Campanha que saltou para 40 UTI’s; Também transformou o Hospital dos Pescadores, em uma unidade exclusiva para tratamento da Covid-19; Estendeu o horário de funcionamento de 10 Unidades Básicas de Saúde abastecidas com medicamento; está avançando com a vacina da população, atingindo os idosos na faixa etária de 80 anos; intensificou as fiscalizações para combater o descumprimento dos decretos municipais; vem executando campanhas de conscientização nos meios de comunicação e mídias sociais a respeito das medidas de prevenção e nas próximas semanas vai abrir o Hospital Dia, no Palácio dos Esportes.

“Essa é mais uma iniciativa que vamos executar de forma pioneira. O local vai funcionar com até 50 boxes com poltronas e suporte de soro para proporcionar atendimento médico rápido e ágil, oferecendo aos pacientes todos remédios recomendados nas fases iniciais da doença. Além disso, será disponibilizada uma sala de urgência e estabilização para dar suporte aos casos mais graves. Queremos fazer essa abordagem de forma mais eficiente, para evitar internações e a sobrecarga do nosso sistema de saúde”, ressaltou Álvaro. 

O prefeito aproveitou para ressaltar a importância da população continuar seguindo as recomendações preconizado pelas autoridades de saúde: “É preciso que a gente colabore. Vamos continuar usando máscara, álcool em gel, evitando aglomerações e saindo só em situações de extrema necessidade. A união da sociedade é um fator preponderante para vencermos esse momento difícil”, afirmou Álvaro Dias.