garn realiza manutenção de Réguas Linimétricas

O Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), por meio do seu setor de Monitoramento Qualiquantitativo, está realizando a manutenção nas réguas linimétricas, utilizadas para o monitoramento quantitativo dos reservatórios monitorados.

O trabalho é importante para garantir a precisão dos dados sobre os volumes dos reservatórios potiguares e assim otimizar a gestão das reservas hídricas. É também através dos dados repassados das réguas linimétricas, que os técnicos do Igarn realizam a atualização do Sistema de Dados Hidrológicos (Hidro) da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Ressaltamos mais uma vez a importância da preservação das réguas linimétricas para que o Igarn possa realizar a correta verificação dos volumes do reservatório e informar à população sobre a situação das reservas hídricas estaduais. Durante o trabalho realizado, grande parte das réguas substituídas, foram em decorrência de depredação e não somente da ação do tempo.

“É importante que a própria população tenha consciência de que destruindo as réguas está prejudicando a ela mesma, pois se não soubermos quanto de água o reservatório possui não temos como realizar a correta distribuição da água para os produtores da região, ou mesmo informar à Caern para que ela possa organizar o sistema de abastecimento dos municípios”, explica André Nunes, coordenador Técnico e de Planejamento do Igarn. 

Rede Hidrometeorológica Nacional

O portal HidroWeb oferece um banco de dados com todas as informações coletadas pela rede hidrometeorológica e reúne dados sobre cotas, vazões, chuvas, evaporação, perfil do rio, qualidade da água e sedimentos.

Trata-se de uma importante ferramenta para a sociedade, pois os dados coletados pelas estações de monitoramento são utilizados para produzir estudos, definir políticas públicas e avaliar a disponibilidade hídrica.

Fazem parte da rede estações telemétricas, que enviam automaticamente dados via satélite ou sinal de celular, e também estações convencionais, que precisam da presença de um observador hidrométrico para coleta de dados das réguas linimétricas