Governo do RN: Emparn difunde tecnologia por meio de lives técnicas

Com o tema “Avaliação do potencial farmacológico da palma forrageira”, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do  Norte- EMPARN realiza, nesta terça-feira (27), a segunda edição de 2021 do SemiTech Virtual. O evento será transmitido às 09h no canal da Emparn no  Youtube.

A pesquisa está em andamento e entre as propostas em análise segundo a autora Elaine Souza da Silva, é “caracterizar o perfil fitoquímico do extrato da palma e avaliar as atividades gastroprotetora, anti-inflamatória e cicatrizante do extrato em modelos animais”, comentou.

O Semitech Virtual é um formato online de difusão de pesquisas e tecnologias adotado pela EMPARN no ano passado, durante a 58º Festa do Boi. Na última semana que cada mês, um pesquisador apresenta um conteúdo atualizado relacionado a pesquisa agropecuária e após as apresentações e debates, são respondidas ao vivo as perguntas lançadas no chat.

“Buscamos dar continuidade a divulgação de nossas pesquisas nos adequando a situação atual de pandemia, migrando para a transmissão digital. Com isso garantimos a difusão do conhecimento junto aos produtores rurais, pesquisadores e estudantes”, disse o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Marcone César Mendonça Chagas.

A abertura 2021 do SemiTech, ocorrida no final de março, contou com a apresentação do tema ‘Análise de Solos: Coleta de amostras, determinações e interpretação de resultados’, com o pesquisador José Araújo Dantas, coordenador dos Seminários, que fez uma ampla abordagem sobre a análise de solos, com a utilização vídeos e imagens. “Os conteúdos ficam salvos no canal para que possa ser acessado a qualquer tempo pelos interessados pelo assunto”, disse Dantas

Para o mês de maio, o SemiTech contará com a apresentação do Diretor Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (Fapern), Gilton Sampaio de Souza que vai tratar sobre o andamento de pesquisas no estado.

SOBRE A PESQUISADORA

Elaine Cristine Souza da Silva é graduada em Ciênicas Agrárias e Farmácia, bolsista da EMPARN desde 2015 e atualmente é mestranda em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)