Governo do RN :Governo abre inscrições para 2º Fórum de Inclusão

A Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN),  está com inscrições abertas para o 2º Fórum de Inclusão: edição Pau dos Ferros, Viçosa e Frutuoso Gomes. Podem participar gestores e servidores públicos de todas as esferas, representantes e membros de associações, de sindicatos e de instituições culturais, além da comunidade local desses municípios ou da região. Os interessados podem se inscrever no site https://www.even3.com.br/forumdeinclusaosocial

O evento vai acontecer no dia 15 de abril de 2021, no formato remoto, por meio de sistema de videoconferência, das 8h40 às 12h. O intuito do fórum é reunir servidores públicos e comunidade para debater políticas públicas e propostas de ações inclusivas na região com foco na capacitação, além de fazer parte de uma estratégia de implementação do programa de ações da EGRN dentro do Plano RN Inclusivo.

O link de acesso para participar da atividade será disponibilizado no site supracitado. A programação do 2º Fórum de Inclusão inclui a realização de dois seminários, sendo um sobre “Premissas da cidadania ativa e desenvolvimento local” e o outro com foco na “Perspectiva teórico-prática sobre desenvolvimento na região”. Além disso, o evento se dividirá em grupos focais que debaterão sobre as demandas de capacitação dos cidadãos de forma relacionada com os focos do RN Inclusivo. Todos os participantes ganharão certificação. 

Plano RN Inclusivo

Lançado em 2019, o RN Inclusivo tem como finalidade ampliar o aperfeiçoamento profissional e a consciência social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente, justa e igualitária. É uma política pública estadual que objetiva promover atividades educativas, voltadas para a qualificação profissional, melhoria da gestão pública e consolidação da cidadania e voluntariado para todas as regiões geográficas do Rio Grande do Norte, a partir da atuação de diferentes órgãos da Administração Pública Estadual.

O Plano RN Inclusivo objetiva ainda manter um diálogo permanente entre os agentes públicos estaduais e municipais para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a qualidade de vida no Estado do Rio Grande do Norte. 

Os municípios que já aderiram ao RN Inclusivo são: Acari, Alto do Rodrigues, Arez, Canguaretama, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Equador, Florânia, Frutuoso Gomes, Goianinha, Grossos, Japi, Jucurutu, Jundiá, Lagoa Nova, Macaíba, Macau, Monte das Gameleiras, Paraú, Parnamirim, Pau dos Ferros, Pedra Grande, Pureza, São Fernando, São Gonçalo do Amarante, São João do Sabugi, São José de Mipibu, São José do Seridó, São Vicente, Senador Georgino Avelino, Serra Negra do Norte e Viçosa. Outros que pleiteiam a associação, podem consultar o site www.rninclusivo.rn.gov.br para orientações sobre como participar