Professores aprendem novas ferramentas educacionais em curso do NTE Natal

Professores aprendem novas ferramentas educacionais em curso do NTE Natal

Dentro da programação de cursos do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Secretaria Municipal de Educação de Natal, uma turma de 25 professores participa do curso “Práticas das Ferramentas Educacionais para o suporte pedagógico”. O curso na modalidade não presencial, é ministrado pelo professor Aldemar Duarte às quintas-feiras das 18h30 às 20h30. O curso tem a lousa digital como meio tecnológico para as aulas serem mais dinâmicas e rápidas, possibilitando ao professor transmitir um número maior de assuntos.

Para o chefe do Setor de Tecnologia Educacional e Desenvolvimento de Pessoal, Eliudson Raphael Oliveira da Silva, a atividade é de grande importância para os professores participantes, com relação às aulas não presenciais realizadas por todas as disciplinas. “É o novo futuro, o normal já passou. A educação vai se fortalecer diante das novas metodologias, das novas práticas de ensino, da própria aprendizagem na utilização de novas tecnologias”, enfatizou Eliudson Raphael.

Digital
O professor Aldemar Duarte conduziu a aula e falou sobre o uso do Multi-Touch Board, um programa básico e outro completo da lousa digital que serão utilizados nas aulas remotas para os alunos.  O professor mostrou como funciona o programa e apresentou as barras de ferramentas e demais utilidades digitais. “O programa tem dezesseis ferramentas e está habilitado com a tecla do Windows, onde consegue escrever em cima de qualquer figura que esteja exposta no computador ou na área de trabalho”, explicou.

O programa é dividido em ações e ferramentas. As ações são opções como cronômetro, vídeos, captura de telas e gráficos. As ferramentas são lápis, borracha, cor, compasso e régua. Também foi demonstrado as propriedades e simbologia como espessura da escrita, marca texto e outras funções. A ferramenta é para ser aplicada em situações didáticas de qualquer disciplina e as atividades práticas serão a criação de aulas virtuais apresentadas nos encontros online.

Eliudson Oliveira reforçou que nesse mundo de tecnologia e inovação, as ferramentas vão se atualizando de uma forma muito mais rápida, seja por plataforma de comunicação, novos projetos digitais, robótica educacional e novas metodologias de design. “Assim como a tecnologia avança, o nosso ritmo como sociedade avança, e a educação tende a evoluir. Já se fala em Educação 4.0 e com os avanços tecnológicos, existe a necessidade cada vez mais da atualização desses recursos”, concluiu.