Cientistas criam antiviral com 99,9% de eficácia contra o coronavírus

Tecnologia utilizada é envolve RNA silenciador de genes para atacar diretamente o genoma do vírus, impedindo a replicação

Medicamento é capaz de neutralizar vários tipos de coronavírus

Medicamento é capaz de neutralizar vários tipos de coronavírus

Um antiviral com ação contra o coronavírus demonstrou 99,9% de eficácia em testes com camundongos nas primeiras fases de testes. O medicamento é desenvolvido por cientistas da Griffith University, na Austrália, e do centro de pesquisas City of Hope, nos EUA.

A tecnologia utilizada é inovadora e envolve RNA silenciador de genes (siRNA) para atacar diretamente o genoma do vírus, impedindo a replicação.

O material é envolto em uma cápsula de nanopartículas lipídicas que levam o siRNA até os pulmões do paciente, que tende a ser o local mais crítico da infecção.

“O tratamento com a terapia em camundongos infectados com SARS-CoV-2 melhorou a sobrevida e evitou mortes. Notavelmente, em sobreviventes tratados, nenhum vírus pode ser detectado nos pulmões”, afirmou em comunicado um dos pesquisadores, o professor Nigel McMillan.

“Também mostramos que essas nanopartículas são estáveis ​​a 4° C por 12 meses e em temperatura ambiente por mais de um mês, o que significa que este agente pode ser usado em ambientes com poucos recursos para tratar pacientes infectados”, continua McMillan.

Fonte: R7