Fecomercio: Após curso gratuito na Unidade Móvel de Beleza do Senac RN, aluna empreende e abre seu próprio negócio em Caraúbas, região Oeste do estado

Estudar, obter uma certificação e poder trabalhar no próprio negócio. Esse foi o caminho projetado pela potiguar Iara Cristina, como um meio de obter sua própria renda e ajudar o esposo, o motorista Carlos Maciel, a criar os dois filhos, com 6 e 4 anos de idade.

Moradora da cidade de Caraúbas, região Oeste do estado, a jovem mãe de família, então com 25 anos de idade, enxergou a oportunidade de começar a trilhar esse caminho em 2019, quando soube da notícia que o município receberia a Unidade Móvel de Beleza do Senac RN, oferecendo vagas para cursos gratuitos neste segmento.

Sem nunca ter trabalhado em um emprego fixo e fazendo serviços de limpeza em residências, Iara se matriculou no curso de Manicure e Pedicure, que foi ministrado na unidade móvel, de forma totalmente gratuita.

“Decidi fazer o curso na carreta porque conseguir um trabalho estava muito difícil. Como sempre amei cuidar de pessoas, vi que poderia fazer o curso de manicure e pedicure, que é uma área que dá uma renda boa, e assim eu poderia trabalhar em meu próprio comércio”, disse Iara.

Logo após concluir a capacitação e com o certificado Senac em mãos, Iara deu início a outro desafio: o de abrir o seu próprio ponto comercial. Em uma área reservada em sua residência, ela iniciou os atendimentos, e, aos poucos, conseguiu montar o espaço com a estrutura que necessitava. Hoje, a profissional realiza uma média de 80 atendimentos fixos mensalmente e comemora o fato de ter conquistado sua própria renda.

“Para mim, fazer esse curso foi uma benção de Deus! Nele eu aprendi tudo o que uma boa manicure precisa saber: como atender, cutilar, lixar, a importância de esterilização de equipamentos, de higienização, atendimento e isso tudo com uma instrutora incrível, que ensinava teoria e prática, de uma forma excepcional. E através desse curso, hoje eu tenho uma renda que me permite ter meu próprio dinheiro sem depender de ninguém, eu consigo ajudar meu esposo nas contas de casa e ainda ajudo meus pais. Graças a Deus, hoje posso dizer que tenho meu trabalho, meu negócio, e isso para mim tem muita importância”, declarou a manicure.”

Com três unidades móveis nas áreas de “Beleza”, “Turismo e Hotelaria” e “Informática e Gestão”, o Programa Senac Móvel cruza os municípios potiguares, levando infraestrutura pedagógica de última geração às cidades onde o Senac RN não possui estrutura física. Elas têm cerca de 14 metros de comprimento, 4 metros de altura e 2,6 metros de largura e são equipadas com materiais específicos da área de formação, a fim de reproduzir internamente o ambiente real de trabalho de áreas, como por exemplo, um salão de beleza.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, fala sobre a democratização do acesso ao ensino profissional que o Programa proporciona. “Através dessa iniciativa a população do interior do RN pode ter acesso ao ensino do Senac, recebendo qualificação profissional e podendo contribuir para geração de emprego e renda nos municípios”, comentou Queiroz.

Nos últimos 5 anos, 26 cidades potiguares receberam as Unidades Móveis do Senac RN, totalizando 2.500 matrículas por meio do Programa Senac Móvel.