Fecomércio: WhatsApp Pay: transações só podem ser feitas entre pessoas físicas

O WhatsApp lançou, esta semana, a função que permite realizar pagamentos e transferências durante uma conversa no aplicativo. Batizada de WhatsApp Pay, a modalidade de pagamento foi aprovada pelo Banco Central em 30 de março, mas só agora está disponível para uso pelo público.

O aplicativo de mensagem (app) tem 120 milhões de usuários no Brasil, e a expectativa é de que a novidade turbine a ‘veia instantânea’ do sistema financeiro, bem como dispute espaço com o Pix, do Banco Central (BC), e outros meios para receber e enviar dinheiro. Entretanto, segundo o Facebook, dono do app, o WhatsApp Pay não vem para competir, mas para completar as formas de transferir dinheiro no País.

A ferramenta pode ser usada por a usuários do aplicativo que tenham um cartão de débito ou pré-pago dos emissores parceiros, apenas em transferências de dinheiro para outras pessoas físicas. O BC ainda não autorizou operações entre pessoas físicas e pessoas jurídicas, por meio do WhatsApp Pay.

Os brasileiros podem transferir, sem qualquer custo, até R$ 1 mil por operação, em um total de 20 envios por dia, com limite de R$ 5 mil por mês. O limite poderá ser menor, a depender de cada banco.

A solução de pagamentos do WhatsApp recebeu a adesão de nove instituições financeiras: Banco do Brasil, Inter, Bradesco, Next, Itaú, Mercado Pago, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, além das bandeiras internacionais Visa e Mastercard, e a Cielo, como a maquininha oficial.

O Brasil será o segundo país a permitir a ferramenta, atrás somente da Índia. Aqui, o Facebook escolheu a Cielo, famosa por suas maquininhas de pagamentos, como responsável pela operação do WhatsApp Pay. Além da tecnologia embarcada, que promete escalar os pagamentos instantâneos no Brasil, o parceiro exalta a segurança da ferramenta, que nasce com meios de proteção como a tokenização – aquela chave aleatória para transações – e a autenticação das transações.

Abaixo, a equipe da Varejo SA listou as principais perguntas e respostas sobre o funcionamento do WhatsApp Pay no Brasil, inclusive como realizar transferências e pagamentos direto do seu WhatsApp. Confira:

O WhatsApp Pay já está disponível para todo mundo?
Ainda não. Segundo a empresa, a função ficará disponível gradualmente para os usuários do aplicativo de mensagens instantâneas. Verifique se o WhatsApp já tem uma atualização disponível em seu smartphone, na App Store ou na Google Play.

Como aderir ao WhatsApp Pay?
1) Clique em “Configurações”, e procure a opção “Pagamentos”;
2) Em seguida, crie uma conta no Facebook Pay. A senha de seis dígitos criada aqui será utilizada para fazer todas as transações pelo WhatsApp Pay;
3) Preencha todos os campos com seus dados pessoais e o número de seu cartão de débito, crédito, pré-pago ou múltiplo (que funciona tanto como débito ou crédito). Algumas operadoras de cartões enviarão uma notificação para que o uso do cartão no app seja aprovado. Basta seguir o passo a passo solicitado pelo banco. Com isso, o pagamento direto pelo chat estará disponível.
4) Para usar, o usuário precisará clicar na opção “Pagamento”, que fica no mesmo menu que permite o envio de imagens e documentos.

Como fazer uma transação?
1) Abra a conversa;
2) Clique no clipe ou sinal de mais;
3) Toque em pagamento;
4) Insira o valor;
5) Adicione a forma de pagamento;
6) E finalize a transação.

Preciso ter conta em banco?
Sim. No WhatsApp, o usuário poderá cadastrar cartões das bandeiras Visa ou Mastercard emitido por um dos bancos participantes:
• Banco do Brasil;
• Banco Inter;
• Bradesco;
• Itaú Unibanco;
• Next;
• Nubank;
• Mercado Pago;
• Sicredi;
• Woop Sicredi.

Todas as transações serão processadas pela Cielo.Como saber se a transação deu certo?
Todas as transações poderão ser verificadas diretamente na conversa ou no histórico de pagamentos do WhatsApp. Quando o pagamento for bem-sucedido, o usuário poderá ver o status “Efetuado” no aplicativo. Também será possível visualizar outros status, como “Solicitado”, “Processando”, “Pendente”, “Não efetuado” e “Expirado”.

O WhatsApp ainda explica que, em alguns casos, o banco pode não creditar o pagamento. Nesses casos, a empresa afirma que o “cliente deve entrar em contato com a instituição financeira para obter mais informações”.

Existe limite para uma transferência?
Sim. Os usuários podem enviar até R$ 1 mil por transação e receber 20 transferências por dia, com limite de R$ 5 mil por mês.

O WhatsApp vai aceitar Pix?
Por enquanto não. Hoje, apenas instituições de pagamentos e instituições financeiras podem trabalhar no Pix.

E o pagamento para empresas e comerciantes?
Essa função ainda não recebeu o sinal verde do Banco Central, mas a expectativa do Facebook é que ocorra ainda em 2021. Neste caso, o WhatsApp planeja cobrar pelas operações de transferência e pagamento.

Quais cuidados devo tomar na hora de transferir dinheiro pelo WhatsApp?
Use o PIN do Facebook Pay ou a biometria do celular para aprovar todas as transações de envio de dinheiro. Os dados do seu cartão são protegidos com criptografia, conforme os requisitos do PCI, e por diversas camadas de segurança.

Para transferir e receber o dinheiro de forma mais segura, é preciso prestar atenção em alguns fatores:
• O usuário não deve compartilhar com ninguém o código de confirmação do WhatsApp, o PIN do Facebook Pay ou o código de verificação;
• Também não se deve abrir links enviados por pessoas desconhecidas;
• Ao receber mensagens suspeitas, bloqueie e denuncie o número da outra pessoa, abrindo a conversa e tocando em “Bloquear > Denunciar e bloquear”;
• Use a versão mais recente do aplicativo e mantenha o celular atualizado;
• Evitar fazer transferências no ônibus ou no metrô e sempre se lembre de bloquear o celular quando deixar de usá-lo.