Governo do RN formaliza parcerias com o Estado de Israel em visita à Embaixada

Divulgação

O secretário de Agricultura do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha, esteve, nesta quarta-feira (12), na Embaixada Israelense, onde se reuniu com o chefe do Departamento Político, David Atar; o assessor de Agronegócio & Águas, Ari Fischer; e a Relações Públicas, Denise Novello Martins. 

Na pauta do encontro, entre vários assuntos importantes para o semiárido potiguar, destaque para a produção e exportação de frutas e uma possível parceria com transferência de tecnologia e equipamentos para irrigação em larga escala. 

“Foi um encontro produtivo e que certamente vai permitir muitas parcerias produtivas. Somos os maiores exportadores de frutas do país e usamos muitos equipamentos de Israel. Para se ter uma ideia, anualmente, nossa área irrigada consome 150 mil Km de mangueiras“, afirmou Guilherme Saldanha.

O conselheiro político, David Atar, afirmou ter interesse em promover o intercâmbio de tecnologias e ser a ponte para o empresariado brasileiro. “Eles apresentaram seus problemas e interesses e agora sabemos onde podemos somar para trabalhar juntos. ”, afirma. 

Já o especialista Ari Fischer declarou que o estado do RN tem um grande potencial produtivo. “Podemos colaborar na área de piscicultura, irrigação energia solar e fruticultura. Israel já trabalha com esse intercâmbio de tecnologias há anos com vários outros países e pode ser uma cooperação rica para Israel e o Brasil”, acredita.

No início de maio, a governadora Fátima Bezerra recebeu o novo embaixador de Israel, Shmulik Bass, que veio ao Rio Grande do Norte para conhecer as potencialidades do estado e começar a formatar possíveis acordos de cooperação em áreas como educação, recursos hídricos, agricultura, pecuária e pesca