Governo do RN:Sethas assina os primeiros contratos do CredSolidário no Rio Grande do Norte

A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) e a AGN assinaram o ato de concessão das duas primeiras cartas de crédito do PROGRAMA CredSolidário para o empreendimento de economia solidária ARTMAR (Associação de Artesãos de Massaranduba), município de São Gonçalo do Amarante.

Jeane Ferreira da Silva, artesã que trabalha com palha, e o ceramista Wellington Magno Siqueira, ambos da ARTMAR, sãos os primeiros trabalhadores associados a aderir ao microcrédito para trabalhadores(as) da economia solidária do Rio Grande do Norte via Coordenadoria de Economia Solidária da SETHAS concedido pela Agência de Fomento do RN. A linha de crédito será para investimento em inovação em tecnologia na produção cerâmica.

A secretária da SETHAS, Iris Oliveira, afirmou que a adesão ao CredSolidário pel ARTMAR é mais um passo na consolidação da política de economia solidária do Governo Fátima Bezerra. “A Economia Solidária tem um Plano Estadual que é um farol que guia a política no setor”.

Iris Oliveira parabenizou a ARTMAR por acreditar no CredSolidário e apostar no desenvolvimento da atividade da Associação. “Que vocês possam crescer cada vez mais na compreensão e na ampliação da experiência e trabalho que já desenvolvem na autogestão como modo de cuidar da vida e da sobrevivência”.

Para a presidente da AGN, Márcia Maia, a concessão duas primeiras cartas do CredSolidário é uma prova da democratização de acesso ao crédito promovido pelo Governo Fátima Bezerra e da política de economia solidária. Principalmente para segmentos que tinham muita dificuldade de obter crédito.

O programa CredSolidário, microcrédito para empreendimentos de economia solidária é demanda legitima dos segmentos produtivos coletivos e autogestionários, explicou a subcoordenadora de Economia Solidária da SETHAS, Lidiane Freire.

“Ele (Credsolidário)  é destinado para o apoio ao desenvolvimento e autonomia econômica de grupos produtivos, impulsionando o fomento do capital de giro, investimentos na produção ou comercialização e inovação de tecnologias”, frisou.

BENEFICIÁRIOS

“Ter acesso ao CredSoldiário é fazer a diferença no artesanato de São Gonçalo do Amarante no setor do artesanato, e vai valorizar a atividade que só cresce e  gera renda para o município”, disse a artesã Jeane Ferreira da Silva. Para o artesão Wellington Magno Siqueira, o acesso ao crédito foi fácil junto por meio da Subcoordenadoria de Economia Solidária da SETHAS. Segundo ele, o fato de não haver cobrança de juros para quem paga as parcelas em dia é um diferencial.

A solenidade, na tarde de hoje no auditório da SETHAS, contou com a participação das secretárias da pasta, Iris Oliveira (titular) e Maria Luiza Tonelli (adjunta), além da presidente da AGN-RN, Márcia Maia; da Subsecretária do Trabalho/SETHAS, Josiane Bezerra; subcoordenadora da Economia Solidária/SETHAS, Lidiane Freire; subcoordenadora do Programa Estadual do Artesanato (Proarte), Graça Leal; e a técnica do Programa Microcrédito da AGN-RN, Rosie Lopes.

Passo a Passo para concessão do CREDSOLIDÁRIO:

1.   A Solicitação de acesso ao CREDSOLIDÁRIO será através da Subcoordenadoria de Economia Solidária da SETHAS;

2.   O Trabalhador(a) interessado(a) deverá se dirigir à SETHAS pelo (84) 3190-0720 ou pelo ecosolrn.sethas@gmail.com;

3.   Sendo aprovado o cadastro na análise financeira será feita a convocação do(a) solicitante para preenchimento do plano de investimento;

4.   Após o preenchimento e análise a SETHAS encaminhará a documentação de solicitação à AGN (Agência de Fomento do RN);

5.   Após a liberação do crédito a SETHAS concederá a orientação técnica na aplicação do recurso