“Julho Branco” tem live nesta quinta-feira sobre o envelhecer saudável

"Julho Branco" tem live nesta quinta-feira sobre o envelhecer saudável

Joana Lima/Secom

Estratégias para um envelhecimento saudável é tema da live que a Prefeitura do Natal realiza nesta quinta (22), às 17h, dentro da programação da campanha “Julho Branco”. As secretarias municipais de Esporte e Lazer (SEL) e da saúde (SMS) irão, nesta primeira edição virtual, estimular as atividades físicas e mentais na velhice, buscando conscientizar as pessoas de que envelhecer de forma saudável aumenta a autoestima e melhora a qualidade de vida. 

O convidado de amanhã será o professor Igor Conterato Gomes, profissional de Educação Física da Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre em Fisioterapia, doutor em Epidemiologia em Saúde Pública da USP e coordenador nacional da pós-graduação em Prescrição de Exercícios para grupos especiais pelo Instituto Valorize.

Entre os dias 20 a 31 de julho, a comemoração alusiva ao “Julho Branco” irá proporcionar às pessoas idosas momentos de cultura, lazer, melhores condições de saúde e elevação da autoestima, com a finalidade de promover e conscientizar dos indivíduos que integram outras faixas etárias da importância do idoso, alertando sobre como ele deve ser tratado e os motivos para este tratamento especial. 

De acordo com o censo populacional de 2010, Natal conta com quase 84 mil idosos, sendo o maior número entre os municípios do RN. “A população idosa no Brasil está crescendo muito e hoje representa uma parcela bastante significativa. A Prefeitura disponibiliza academias ao ar livre em vários pontos de Natal, além de revitalizar e restaurar praças nas quatro regiões e por último, a construção, reforma e estruturação de 70km de calçadas para que seja proporcionado aos idosos acessibilidade e oportunidade de se exercitar, caminhar e ter seu lazer com segurança e a céu aberto”, esclarece o prefeito Álvaro Dias. 

Dentro da programação deste ano, nesta sexta-feira (23), das 9h às 13h, no Centro de Convivência Ivone Alves, terá avaliação nutricional e dietética realizada pelos profissionais de saúde do Município, circuito funcional e aula de dança com orientação dos educadores físicos da SEL, além da vacinação contra a gripe, realização de testes de glicemia, verificação de pressão arterial, orientação sobre saúde bucal em parceria com a UFRN e direcionamento da Semtas de como adquirir a carteira da pessoa idosa. 

“São lives, vídeos e ações solidárias de rua para valorização da pessoa idosa. Dentro dessa programação, a atividade física para o envelhecer saudável é essencial. Neste “Julho Branco” que tal aprender a usar os equipamentos públicos oferecidos pela prefeitura  e espalhados por toda a cidade para manter o corpo em atividade?”,  estimula a secretária de Esporte e Lazer, Jódia Melo. 

Em parceria com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtas), o Conselho Municipal do Idoso, a Rede de Proteção e Valorização da Pessoa Idosa do RN e a OAB, a prefeitura irá promover sua segunda live no dia 29 de julho, às 17h, com orientações sobre os direitos dos idosos. As comemorações do “Julho Branco” iniciaram ontem (20) com o lançamento de um vídeo no canal da Prefeitura do Natal, no Youtube, com orientações sobre como o idoso pode se movimentar, nas academias ao ar livre, tomando como exemplo a academia do Parque da Cidade que tem um quadro explicativo de todo maquinário ensinando a finalidade de cada um desses equipamentos para que o idoso faça bom uso, com segurança.

Em 2019, a prefeitura do Natal promoveu a 1º edição dos Jogos Municipais do Idoso. Em meio à pandemia, já que ainda não há condições de se promover uma nova edição dos Jogos do Idoso, será oferecido na terça-feira (27), um segundo vídeo no Youtube da prefeitura ensinando exercícios com cadeira para os idosos com pouca mobilidade e que preferem não sair de casa.

O encerramento será dia 31 de julho, das 9h às 13h, na Praça Augusto Leite. O “julho Branco” foi instituído no calendário oficial de eventos do município de Natal, pela Lei Nº 6.713/2017, publicada no Diário Oficial do Município, em 1 de setembro de 2017. O símbolo da campanha é um laço na cor branca em alusão aos cabelos brancos próprios dos idosos e o mês chamado de “Julho Branco” foi escolhido em comemoração ao Dia dos Avós, celebrado em 26 de julho. 

Programação do Julho Branco – Ações Solidárias de Valorização à Pessoa Idosa 

22/07 – Live com equipe da SEL e SMS – 17h. O convidado é o Prof. Igor Conterato Gomes, profissional de Educação Física – UNESP, mestre em Fisioterapia – UNESP, doutor em Epidemiologia em Saúde Pública – USP e coordenador Nacional da pós-graduação em Prescrição de Exercícios para Grupos Especiais pelo Instituto Valorize
Lançamento de vídeo no canal da Prefeitura do Natal no Youtube

23/07 – Ação no Ivone Alves. Das 9h às 13h, com equipes da Saúde, UFRN, SEL e Semtas
 – Atividades: 
Avaliação Nutricional e Orientação Dietética.
SEL com orientações, Funcional e Dança
A Semtas levará água em copos descartáveis;
SMS com vacinação contra a gripe – testes de glicemia – verificação de pressão arterial – orientação sobre saúde bucal – orientação sobre carteira da Pessoa Idosa – participação de médicos (a confirmar)

29/07 – Live com equipe do MP, CMPI, OAB E Semtas – A organização da Live será de responsabilidade da Secom – 17h

31/07 – Encerramento / Praça Augusto Leite – das 9h às 13h