Governo do rn : Setembro Amarelo: CBMRN promove seminário de Abordagem a Tentativas de Suicídio

 

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e o UNI-RN promoverão, nesta sexta-feira (24), a partir das 09h, uma programação especial em alusão a Campanha Setembro Amarelo, mês da valorização da vida e de prevenção ao suicídio. O evento contará com a participação do idealizador do Protocolo Nacional de Abordagem a Tentativas de Suicídio, o diretor da Abeps (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio) e major do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, Diógenes Munhoz. A solenidade acontecerá no Teatro Riachuelo, instalado no último andar do Shopping Midway Mall, no bairro do Tirol, em Natal.

A ação tem como público alvo, agentes de segurança, profissionais de saúde, jornalistas (comunicadores) e estudantes universitários. Para o major do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Christiano Couceiro, o foco da apresentação é ampliar a discussão do assunto ressaltando sempre o caráter de respeito e humanização que se deve ter com a vítima. “O Corpo de Bombeiros do RN atua em diversas ocorrências de suicídios e salva vidas em todo o estado. Meses atrás a nossa tropa também recebeu Capacitação de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídios (CATTS), em João Pessoa, na Paraíba. Na ocasião, formamos 44 bombeiros militares. Vale ressaltar que é uma temática delicada, porém necessária. Estamos quebrando os tabus deste atendimento e aperfeiçoando novas formas de cuidados para aqueles que passam por essa fase. Empatia para ouvir quem precisa. Todos estão esperando ansiosamente o major Munhoz, que é uma das nossas referências. Com certeza os profissionais da segurança pública serão bem instruídos”, disse.

A abertura do Teatro Riachuelo está marcada para às 09h, com o início da solenidade a partir das 09h30. Às 12h, será o intervalo para o almoço. Às 13h, o major Diógenes Munhoz retorna ao palco de apresentação com o tema de abordagem técnica. Por volta das 15h30 o seminário é finalizado.

Inscrições encerradas 

As inscrições foram abertas para o “público” e encerradas na última semana, devido a alta demanda. O evento poderá ser acompanhado nas mídias sociais (Facebook e Instagram) do Corpo de Bombeiros.