Cerimonial da Assembleia Legislativa participa de Conferência Nacional da Unale

 

Os servidores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte estão participando de encontros das entidades legislativas na 24ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, em Campo Grande (MS). O evento começou nesta quarta-feira (24) e segue até sexta-feira (26). O cerimonial da Casa, representado pela Coordenadora de Relações Públicas, Juliana Marinho; pela servidora Arlinda Brito e pela Chefe de Divisão de Cerimonial, Zuleide Gonçalves – que participa remotamente – também está presenta na reunião da Associação Brasileira de Cerimonialistas dos Legislativos Estaduais (ABCLE).

“Participar da Conferência nos permite reciclar e trocar conhecimentos com outros profissionais de forma a padronizar os procedimentos usados nas solenidades que acontecem nas Assembleias do País”, disse Juliana Marinho.

A ABCLE abordou a história do Mestre de Cerimônia, na idade média, moderna e contemporânea, comparando com a “modernidade” e falou sobre a importância da qualificação desse profissional. Além disso, também foi destacada a importância da elaboração bem feita de um roteiro, a pontuação correta e sua leitura. Na ocasião, os participantes também esclareceram dúvidas sobre precedência e nomenclaturas oficiais.

A Associação destina-se a congregar os representantes dos Cerimoniais dos Poderes Legislativos Estaduais, tendo por finalidade promover a integração e o fortalecimento do intercâmbio de informações entre os Cerimoniais dos Legislativos, objetivando a padronização de procedimentos; participar na estruturação e na organização de eventos promovidos pela UNALE; promover apoio consultivo a seus associados e participar de ações com as entidades vinculadas ao Poder Legislativo.

Ao final do evento, foi realizada a eleição da nova diretoria da ABCLE, que terá Zuleide Gonçalves como uma das integrantes.