Fecomércio : Beneficiados do Programa Senac de Gratuidade recebem certificados em Macaíba

Macaíba acaba de ganhar 130 novos profissionais certificados pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). Os beneficiados receberam os diplomas durante cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (25), que contou com a participação do vice-presidente da Fecomércio RN, Luiz Lacerda, do diretor de Educação Profissional, Gedson Nunes, prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, e o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Auri Simplício.

A parceria entre o Senac RN e a Prefeitura de Macaíba levou à cidade os cursos de Manicure e Pedicure, Design de Sobrancelhas, Auxiliar de Cozinha, Recepcionista, Assistente Administrativo e Qualidade no Atendimento. O vice-presidente da Fecomércio RN, Luiz Lacerda, parabenizou os formandos e equipe envolvida no projeto, que cumprem a missão de educar para o trabalho. “O Senac RN é uma das principais referências na área de educação profissional no estado. Sem dúvidas, ter um certificado profissional com a marca Senac é um diferencial no currículo de vocês”, disse Lacerda, que também atua como presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba (Sindcomércio Macaíba).

A formação das nove turmas integra as ações de promoção de emprego e renda para população. “A gestão municipal está em busca de um contato próximo com os empresários locais para identificar as principais demandas relacionadas à mão de obra e, assim, procurar oferecer cursos para qualificar população. Com o fortalecimento da parceria com o Senac e a Fecomércio, os alunos desses cursos ganham a oportunidade para trabalhar no comércio local ou até montando a própria empresa”, detalhou o chefe do executivo municipal.

Nos últimos quatro anos, o Senac RN já formou mais de 1.000 profissionais em Macaíba. Para Gedson Nunes, o momento é de celebração. “Como diretor de Educação, meu sentimento hoje é de missão cumprida, especialmente pelo esforço de cada um aqui presentes: instrutores dedicados a nobre missão do ensinar, alunos que, provavelmente enfrentaram dificuldades, mas não desistiram e hoje podem festejar a conclusão do curso”, comemorou.

OPORTUNIDADE

O Programa Senac de Gratuidade foi criado para garantir o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários-mínimos.

E foi por meio dessa oportunidade que a aluna do curso de Design de Sobrancelhas, Érica Daiana, já planeja aumentar a clientela. “Eu trabalho na área desde os meus 15 anos, mas aprendi tudo sozinha. Eu já sentia a necessidade de me aperfeiçoar. Com o Senac eu tive oportunidade de tirar todas as dúvidas que eu tinha e com o certificado eu creio que vou conseguir novos clientes”, disse ela.

O certificado teve um sabor de inclusão para Conceição Costa de Souza. “É a primeira vez que eu tenho experiência na área. Eu aprendi muita coisa relacionada a atendimento e também às pessoas. Apesar da minha deficiência, eu tenho capacidade de tudo”, comemorou a nova profissional na área de Recepcionista.

Para Leandra da Silva Nascimento, a formação foi além da técnica. “Eu encontrei amizades também. Foi um momento de aprofundamento e minha clientela já percebe que meu trabalho está mais delicado e dedicado, porque não foi somente a técnica de unha, mas também a parte de atendimento ao público”, comemorou a aluna certificada em Manicure e Pedicure.