Governo do RN : Parque das Dunas: Carteira de coopista 2022 já está disponível

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema informa que Carteira de Coopista 2022 do Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” já está disponível e pode ser feita pela internet, através do site www.parquedasdunas.rn.gov.br e, presencialmente, no Setor de Informações da Unidade de Conservação.

As pessoas que desejam usufruir da Unidade para as práticas esportivas podem solicitar o documento, por meio do site institucional do Parque. Para adquirir a carteira pelo meio virtual, o usuário precisa preencher o formulário on-line com dados pessoais, anexação de documentos de identificação e foto 3×4.

Após o envio do formulário, é preciso aguardar o e-mail com as instruções para os próximos passos. As informações são enviadas à administração do Parque das Dunas para que a equipe avalie se é caso amparado pelas legislações referentes à gratuidade ou não. Com as informações verificadas será emitido um boleto para o interessado via e-mail. Em seguida a confirmação do pagamento, é gerada a Carteira de Coopista, permitindo o acesso a Unidade de Conservação sem cobranças na bilheteria.

De acordo com o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, a forma de adquirir a carteira pela internet tem como objetivo facilitar a aquisição do documento. “Incentivamos a adesão virtual até mesmo para evitar aglomeração, neste momento no qual as autoridades sanitárias registram um aumento expressivo da transmissibilidade da Covid-19 e outras síndromes gripais, a equipe de Tecnologia da Informação (TI) do Idema desenvolveu um espaço site da Unidade para que os interessados possam fazer a solicitação e aquisição da carteira de forma on-line”, explicou o gestor.

Além do formato on-line, o interessado que desejar fazer a carteira ou mesmo renovar de forma presencial pode fazê-lo de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 17h, no Setor de Informações do Parque munido da documentação exigida, foto e valor correspondente à taxa.

“A carteira permite o acesso de praticantes de caminhada e corrida a partir das 5h, antes de abrir os portões para o público em geral, todos os dias para os coopistas, mesmo nas segundas-feiras quando o Parque é fechado para visitantes. Os coopistas que possuem a carteira antiga, fora da validade, é preciso renovar”, afirma a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage.

Carteira

O documento custa R$ 20,00 (vinte reais) e deve ser renovado anualmente, com exceção da Carteira Permanente que é emitida para pessoas com idade superior a 60 anos. Frequentadores acima dessa idade estão isentos da anuidade