Skip to main content

Guarda Municipal amplia patrulhamento preventivo na orla de Natal durante o verão

Guarda Municipal amplia patrulhamento preventivo na orla de Natal durante o verão
Patrulhamento foi reforçado para garantir segurança nas praias da cidade

O aumento na circulação de pessoas nas praias urbanas da capital direcionou o Comando da Guarda Municipal de Natal (GMN) a reforçar o patrulhamento realizado por guardas em viaturas no trecho que vai da Praia de Ponta Negra até a Redinha. A medida tomada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) tem o objetivo de zelar pela segurança dos cidadãos que fazem uso das praias e dos comerciantes que negociam nesta região.

As viaturas dos grupamentos operacionais da GMN estão circulando diuturnamente, como também realizando ponto base nas áreas de praia com maior aglomeração de pessoas, principalmente nos finais de semana e feriados quando o fluxo é ampliado. A ação tem ainda o benefício de dispor a orla com viaturas prontas para atender qualquer solicitação de ocorrência repassada pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, informou que além do trabalho de segurança preventiva realizado pelos guardas municipais nas praias, a corporação vem apoiando cotidianamente operações de fiscalização na orla realizadas por outras secretarias da Prefeitura. Os guardas agem dando segurança para os fiscais atuarem inibindo atividades que são contrárias a legislação vigente.

“A presença da Guarda Municipal na orla contribui com a segurança de todos. É um serviço que abrange o patrulhamento e apoio às secretarias para que essas possam exercer seu poder e fazer valer a legislação que disciplina as atividades comerciais, uso de propaganda, utilização da faixa de areia e outras ações em prol do cidadão”, informou a secretária.

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, lembrou que a corporação também continua com presença diária na região do Morro do Careca. A finalidade é inibir o descumprimento da lei ambiental por parte de alguns banhistas, que insistem em subir o Morro do Careca, já que o morro é desde 1997 uma área de proteção ambiental, não sendo permitida a circulação de pessoas no local. “Estamos fiscalizando na missão de evitar a degradação da duna do Careca ocasionada pela erosão e deterioração da vegetação nativa devido ao trânsito de pessoas”, comentou.

O serviço ampliado de patrulhamento preventivo realizado pela GMN na orla de Natal deve se estender por todo o período de verão. Qualquer situação ilegal na área o cidadão pode denunciar ou solicitar ajuda pelo número 190 do Ciosp.