Estudantes potiguares vencem concurso nacional sobre identidade cultural

Estudantes potiguares vencem concurso nacional sobre identidade cultural

Com o tema ‘Brasil – Vozes que Iluminam’, projeto enalteceu a negritude, o teatro, a comunicação e o empreendedorismo local

Um grupo de estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o ecossistema Ânima, conquistaram o primeiro lugar do Dual Band, um concurso nacional centrado na temática ‘O Meu País é o Meu Lugar de Fala’.

Cristina Batista, Lucas Lemos, Maria Eduarda Silva, Mariana Pinheiro e Yuri Silva foram desafiados a criar um projeto transmídia, ou seja, que passeia por mais de um formato de mídia, permitindo que a audiência contribuísse com conteúdos referentes à identidade cultural brasileira.

Na ocasião, os vencedores ganharam com o projeto ‘Brasil – Vozes que Iluminam’ e criaram um produto regional robusto, com fotos, site (www.beacons.ai/vozesqueiluminam) e perfis em redes sociais: Instagram (@vozesqueiluminam), Tik Tok (www.tiktok.com/@cortesqueiluminam) e X (ex-Twitter) (@VozesQIluminam).

Além disso, os participantes criaram uma Playlist musical no Spotify e canal no YouTube de nomes homônimos, composto por um mini documentário e entrevistas com personalidades que enaltecem a negritude, o teatro, a comunicação e o empreendedorismo.

Experiência acadêmica

O projeto integrou o trabalho final da disciplina A3, com foco no desenvolvimento prático, da Unidade Curricular (UC Dual) Narrativas e Produção Transmídia, sob a supervisão das professoras Cristina Vidal e Laís Barreto. “Essa vitória destaca não apenas o talento dos alunos, mas também a excelência e inovação educacional promovida pela Universidade Potiguar, capaz de transformar o meio em que vivemos”, frisa Barreto.

O concurso, realizado em colaboração entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Grupo Ânima Educação, tem como objetivo preparar profissionais altamente capacitados para se destacarem no mercado. Modelo inovador de ensino, a UC Dual estabelece parcerias entre empresas e as instituições do Ecossistema Ânima.

“Essa abordagem permite uma imersão completa nos desafios e cenários reais da profissão, proporcionando uma aprendizagem prática e enriquecedora. Ao aprender com profissionais da área, os estudantes estabelecem conexões valiosas, iniciam contatos com empresas de renome e elevam significativamente o nível de seus currículos. Dessa forma, o aprendizado na prática oferece uma visão mais profunda da realidade do mercado, contribuindo para o desenvolvimento profissional e a preparação efetiva para os desafios da carreira”, frisa o diretor da UnP, Guilherme Guerra.