6 de março de 2024

Coluna Versátil News

Natal Comedy Club valoriza a prata da casa na programação desta semana

Natal/RN, 05 de março de 2024_

 

De quinta a domingo, as noites do público potiguar estão repletas de diversão e gargalhadas. Abrindo a programação desta semana, na quinta-feira (07), tem novidade com a estreia do projeto Batendo Ponto, um stand-up que traz Ananda Montenegro, Dórys Mayra, Gian Dances, Jardel Soares e William Wallacy em uma resenha que essa turma sabe muito bem como propor.

 

Na sexta-feira (08), a diversão fica por conta da dupla Majimba e Daniel Martins no show “52”, ‘os cobradores’ do busão da comédia já estão a postos para esse show que faz parte do cotidiano do potiguar: os perrengues do busão.

 

No sábado (09), LC Almeida traz “Não Sou Influencer”, uma crítica com sátira e muita informação sobre o cenário atual da influência digital, um discurso que traz uma boa dose de reflexões e muito humor.

 

E por fim, no domingo, encerrando a programação da semana, Amaro Neto estreia seu novo projeto com noites gratuitas no mês de março, entre os domingos 10, 17, 24 e 31, criando um novo solo, trazendo seus convidados para o show “O Criador”, uma “oferta” no mês de março para encher o carrinho com muitas gargalhadas.

 

*Natal Comedy Club*

O clubinho mais resenha do RN está localizado na Av. Sen. Salgado Filho, 3510, em Candelária. O telefone para contato é (84) 99146-0743, siga o perfil oficial do clubinho no Instagram @natalcomedyclub.

Os ingressos do show estão disponíveis no outgo.com.br ou na bilheteria da casa (consulte disponibilidade).

Coluna Versátil News

Deive Leonardo vai apresentar nova turnê em Natal; saiba como se cadastrar em site e garantir 50% de desconto na inscrição

 

Natal/RN – 04 de março de 2024 – Depois de revelar a resposta para centenas de milhares de pessoas, chegou a hora de Deive Leonardo; considerado um dos maiores evangelistas do mundo, Youtuber e escritor de best-sellers; guiá-las ao momento decisivo – que vai dividir a vida em Antes e Depois.

A turnê, que segundo ele, será a maior da sua vida passará por Natal dias 6 e 7 de junho. Enquanto as inscrições não começam, no site https://tourantesedepois.com/cadastro-natal/ é possível se cadastrar na lista de espera para participar da tour na capital potiguar com 50% de desconto e além disso, receber um bonus exclusivo.

Os números nas redes sociais evidenciam que Deive está levando a palavra de Jesus cada vez mais longe. No Instagram, são mais de 15 milhões de seguidores. Em seu canal no YouTube, o número de inscritos ultrapassa a marca dos 9 milhões, gerando um engajamento de quase meio bilhão de visualizações.

Deive também deixou sua marca na Netflix – protagonizando o primeiro conteúdo de Evangelização na história da plataforma. Isso permitiu que ele continuasse cumprindo sua missão, levando a palavra de Jesus e tocando corações em mais de 190 países, chegando ao top 3 dos mais assistidos no Brasil.

Além disso, é autor dos livros: “O Deus que me faz chorar”; “Ser Diferente #Partiu”; “O amor mais louco da história”; “Coragem para recomeçar”; “Final da Tempestade” e “Devocional alegria do amanhecer”.

Apesar de ter nascido em um lar cristão, somente aos 19 anos, após um encontro especial com Deus, passou a se dedicar a ser um agente de transformação na vida das pessoas. Formado em Direito, chegou a trabalhar como vendedor e bancário, mas, sentiu que não era aquilo que o fazia feliz.

Deive é casado com Paula Martins e pai dos pequenos João Leonardo, Noah Leonardo e Serena.

O evento em Natal é uma realização da Viva Promoções e Non Stop Produções. Mais informações: @vivapromocoes.

Coluna Versátil News

Epidemia de dengue: automedicação pode agravar complicações da doença

 

Natal decreta emergência em saúde ao registrar 655 casos neste domingo (3); farmacêutica explica que administrar medicamentos sem orientação médica pode ser fatal

Com 655 casos de dengue confirmados neste domingo (3), a capital potiguar decretou emergência em saúde. Segundo dados do município, existe uma tendência de crescimento nos diagnósticos pela terceira semana consecutiva e o quadro atual já configura uma epidemia, com um total de 692 ocorrências de arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, envolvendo zika e chikungunya.

Neste cenário, é imprescindível redobrar os cuidados para eliminar os focos do mosquito. Além disso, para quem está com algum dos sintomas como febre, manchas no corpo e dores musculares, a orientação dos profissionais de saúde é não se automedicar, porque, em casos de dengue, a prática pode agravar a situação.

“Os sintomas podem ser mascarados pelos medicamentos utilizados, dificultando o diagnóstico preciso, e o uso inadequado de medicamentos podem agravar os sintomas”,  alerta a farmacêutica Kátia Tichota. A profissional, que também é professora do curso de Farmácia da Estácio, explica que alguns remédios – como os anti-inflamatórios não esteroides – podem agravar complicações comuns à doença e levar o paciente a um choque hemorrágico, que pode resultar em óbito

Diante da suspeita de ter sido picado pelo Aedes aegypti, a profissional explica que o correto é não se automedicar, e sim procurar atendimento médico imediatamente para relatar ao profissional de saúde todos os sintomas e detalhes relevantes. Exames laboratoriais específicos podem confirmar a presença do vírus da dengue e assim, auxiliar no diagnóstico diferencial com outras enfermidades.

Sintomas da doença

Enfermeira e professora do IDOMED, Sandra Bonilha explica que, geralmente, a primeira manifestação da doença é a febre. “Geralmente, acima de 38ºC, de início abrupto e com duração de dois a sete dias, associada a dor de cabeça, fraqueza, dores musculares, dor nas articulações e dor retro-orbitária (dor ao redor dos olhos). Perda de apetite, náuseas, vômitos e diarreia também podem se fazer presentes”, explica.

De acordo com Sandra, em casos de sintomas, o indicado é aumentar a ingestão de água e sempre procurar uma unidade de saúde.

Prevenção dentro de casa

O Ministério da Saúde divulgou recentemente os resultados do 3º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e do Levantamento de Índice Amostral (LIA) de 2023. Os números indicaram que 74,8% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos, etc.).

O levantamento apontou, ainda, que depósitos de armazenamento de água elevados (caixas d’água, tambores, depósitos de alvenaria) e no nível do solo (tonel, tambor, barril, cisternas, poço/cacimba) aparecem como segundo maior foco de procriação dos vetores, com 22%, enquanto depósitos de pneus e lixo têm 3,2%.

Em Natal, já foram identificados, somente neste ano, 35 mil focos do mosquito em depósitos que poderiam ser evitados, como garrafas e recipientes plásticos.

Assim, a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando os prováveis criadouros – como pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção; e recipientes pequenos, como tampas de garrafa. A recomendação do Ministério da Saúde é que a população faça uma inspeção semanal em casa.

“Além de manter bem tampados caixas, tonéis e barris de água, é importante colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios; se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha-as sempre com a boca para baixo; deixar ralos limpos e com aplicação de tela; limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia; limpar com escova ou bucha os potes de água para animais”, salienta Sandra Bonilha.

Coluna Versátil News

Líderes mulheres compartilham conselhos e desafios para uma carreira de sucesso

 

Executivas de empresas como The Bakery, Blip, Wine, Getnet Brasil e outras comentam jornada de ascensão

Entre 2019 e 2023, a quantidade de mulheres que ocupam cargos de diretorias executivas no Brasil ficou estagnada em 26%, conforme o Panorama das Mulheres 2023, levantamento do Talenses Group feito em parceria com o Insper. Embora as pesquisas apontem para ganhos contínuos de espaços de liderança para as mulheres e pessoas não brancas, a mudança acontece de forma muito lenta e gradual. Segundo o Fórum Econômico Mundial, o mundo deve levar cerca de 132 anos para estabelecer um equilíbrio entre homens e mulheres em postos de liderança.

“Somos metade da sociedade, mas não somos metade das lideranças nas organizações”, comenta Glaucia Guarcello, sócia e COO Global da The Bakery. “Trazer as mulheres para a liderança é acima de tudo um bom negócio, já que entendemos como pensamos, consumimos e nos comportamos”.

Para a diretora de marketing da Blip, Francine Rosset, o grande diferencial de ter uma mulher liderando uma área ou negócio é a diversidade de perspectivas e as abordagens que isso traz. “As mulheres muitas vezes possuem uma habilidade natural para a empatia, comunicação eficaz e resolução de conflitos, o que pode transformar e evoluir o ambiente corporativo. A inclusão de diferentes vozes e estilos de liderança contribui para uma cultura mais rica e inovadora”, pontua.

Para ajudar a refletir sobre os desafios e oportunidades para as mulheres no mundo corporativo, diretoras executivas compartilham aprendizados e experiências para construir uma carreira de sucesso.

Benefícios da liderança feminina 

Um dos primeiros benefícios observados em empresas que promovem a liderança feminina é justamente a abertura para mais mulheres e pessoas não brancas ascenderem na empresa. Laura Barros, diretora de marketing do Grupo Wine, pontua a importância do olhar inclusivo das mulheres na liderança: “Podemos trazer uma visão mais ponderada dos assuntos, um olhar mais agregador e integrador. Com uma abordagem menos individualista, somos capazes de criar um ambiente onde as pessoas se sentem pertencentes e mais responsáveis pelos resultados.”

Para Andressa Filgueiras, gerente de comunicação e marketing na Companhia de Estágios, a liderança feminina também fortalece as empresas em termos de resultados: “Quando as empresas começam a se abrir para aumentar as líderes mulheres, estão fortalecendo suas estratégias e, com certeza, sua performance”. Já Glaucia Guarcello acredita que os benefícios da liderança feminina estão longe de representar estereótipos como conciliadora e sensível, mas justamente se encontram na suas diferenças: “As mulheres não possuem as mesmas soft skills, somos todas diferentes. O ponto é que metade da população do mundo não deve estar fora das grandes tomadas de decisão.”

Maria Flávia, diretora de marketing na Deal, acredita que o desafio maior para se conquistar uma posição torna as mulheres mais aptas e resolutivas: “O histórico das mulheres na sociedade por si só já comprova o quanto somos destemidas e dedicadas quando o assunto é contornar problemas e fazer com que nossas vozes sejam ouvidas”, diz.

Conselhos e desafios de carreira 

Maria Flávia, que também é mentora de carreira de mulheres no projeto “Mentoria da Maria”, conta que, no passado, sofreu com questionamentos sobre seu potencial intelectual pelo fato de ser mulher, além de ter sofrido muitas vezes mansplaining (termo em inglês que se refere ao fenômeno de homens que visam explicar um assunto para a mulher que ela já domina). Apesar disso, não mudou sua essência tentando se masculinizar para “pertencer” ao ambiente, e diz que isto é um dos grandes aprendizados e conselhos que dá: “Tentar se moldar no que não é, nos machuca, tira nosso brilho e nos torna uma pessoa sem diferencial”, diz.

Para enfrentar as resistências sociais e corporativas à liderança feminina, Glaucia Guarcello argumenta que é preciso focar no que é possível mudar e melhorar, sem desperdiçar energia em desafios longe do alcance. “Mude o que você tiver gestão ou influência. Não entre na pilha de polarizar demais as coisas, pois isso mais atrapalha do que ajuda. Dedique sua energia e o seu tempo em algo que ajude a construir espaço para mais mulheres, fazendo o movimento de aproximação, não de distanciamento”, afirma a executiva.

Já Renata Nilsson, CEO e fundadora da PX Ativos Judiciais, destaca que o maior desafio é participar de negociações e reuniões, muitas vezes sendo a única mulher. “É mentalmente desafiador e sempre há muito julgamento. Esses momentos envolvem não apenas contribuir com ideias, mas também navegar dinâmicas de grupo complexas e estabelecer autoridade em ambientes tradicionalmente dominados por homens”, comenta Renata. “Se fosse pra dar 5 conselhos, falaria que além de muito esforço, flexibilidade, humildade e resiliência, se manter fiel a você e seus valores e princípios, é primordial. Invista sempre no seu desenvolvimento como pessoa e líder, trabalhe muito sua visão humana ao lidar com colegas e colaboradores e saiba equilibrar trabalho e vida pessoal, pois a estabilidade emocional para tomada de decisões é importantíssima”, complementa.

Modelo híbrido de trabalho e novas tecnologias

Para além dos desafios, precisamos comentar sobre as vantagens do atual mercado de trabalho que vivemos, com o modelo híbrido sendo priorizado ainda em muitas empresas, e somado a isso as novas tecnologias que surgem e favorecem o cenário de mulheres serem promovidas a cargos de liderança. Segundo Mayra Borges, vice-presidente de Negócios da Getnet Brasil, o modelo híbrido torna todos os profissionais, homens e mulheres, mais produtivos.

“Com isso, nós mulheres ganhamos uma vantagem, já que temos a habilidade de gerir mais de uma coisa ao mesmo tempo e podemos estar em casa dando atenção aos filhos antes de irem para a escola e, em seguida, entramos numa reunião para tomar decisões com o time. Por outro lado, a tecnologia de hoje em dia permite que possamos participar da reunião de pais online, via aplicativos de videoconferência, ainda da empresa, em dias que estamos no modelo presencial. Sem dúvida esses fatores contribuem para que as mulheres se sintam menos exaustas por ter que dar conta de trabalho, casa e filhos”, comenta a executiva.

Sobre a The Bakery Brasil

A The Bakery é um dos principais players de inovação corporativa do mundo. Fundada em 2012, na Inglaterra, é liderada atualmente pelos sócios Marcone Siqueira e Felipe Novaes. Com escritórios em São Paulo, Londres e Miami, e times espalhados em 5 países, a The Bakery possui uma rede com milhares de soluções e centenas de clientes em mais de 22 países. Mais informações em: www.thebakery.com.

Sobre a Companhia de Estágios

A Companhia de Estágios é uma empresa que oferece soluções em recrutamento e seleção de estagiários, trainees e aprendizes, gestão de contratos de estágio e Jovem Aprendiz para as maiores organizações do país. A empresa tem mais de 1.9 milhões de candidatos cadastrados em sua base e gerencia anualmente mais de 4 mil vagas. Mais informações em www.ciadeestagios.com.br.

Sobre o Grupo  Wine

A Wine foi fundada em 2008. A empresa, que já nasceu online há 15 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo. Com a missão de conectar mais pessoas por meio da paixão pelo vinho e tornar o vinho um produto hiper disponível no mercado brasileiro, além do Clube Wine, a marca atua com o e-commerce www.wine.com.br, o app Wine Vinhos (disponível para download na AppStore e Google Play) e possui 17 lojas físicas no Brasil. Além disso, a Wine está presente no México, com o clube de assinatura “Vino como quieras”. Ao lado da Cantu Grupo Wine e da Bodegas Grupo Wine, marcas que atuam com foco no B2B, a empresa compõe o Grupo Wine, que ocupa o primeiro lugar no ranking de importação e se consolidou como o grupo #1 de vinhos no Brasil.

Sobre a Getnet Brasil

A Getnet é uma empresa de tecnologia para soluções de pagamentos e faz parte da PagoNxt, hub global de meios de pagamentos do grupo Santander. Com mais de 20 anos de atuação, a Getnet Brasil é a terceira maior adquirente do País e oferece um completo ecossistema de soluções para empreendedores, desde pequenas e médias empresas até grandes companhias. Em 2023, a companhia foi reconhecida pelo Great Place to Work (GPTW), como a segunda melhor empresa do setor financeiro para se trabalhar no Brasil. Mais informações em https://getnet.com.br

Sobre a Deal Technologies

A Deal Technologies é uma consultoria de serviços de tecnologia e parceira estratégica para negócios em diversos estágios de maturidade digital. Com equipes de especialistas multidisciplinares, a empresa atua com foco em projetos para a jornada digital, sempre adaptada às necessidades do cliente a fim de cocriar soluções criativas e inteligentes, desde a fase de estratégia até a implementação técnica. Com 20 anos de atuação no mercado brasileiro, a Deal conta com grandes marcas clientes em seu portfólio, entre elas, B3, Getnet Brasil, BV, Nubank, Veloe, Travelex, Banco Pan, HSBC, Vertem, C6 e Porto Seguro. Mais informações em https://www.deal.com.br/.

Sobre a Blip

A Blip é a principal plataforma de inteligência conversacional que cria conversas e conecta experiências entre marcas e seus clientes nos principais aplicativos de mensagem, como WhatsApp, Messenger e Instagram. Além do Brasil, a Blip está presente em mais de 32 países e tem ajudado mais de 3.700 empresas como Dell, GM, Itaú Unibanco, Coca-Cola, Stellantis, Claro e outras a vender, engajar e se relacionar com os consumidores em canais digitais. Blip já recebeu aportes, Séries A e B, de mais de US$ 170 milhões da Warburg Pincus. ais informações em https://www.blip.ai/.

Sobre a PX Ativos Judiciais

Fundada em 2020, a PX Ativos Judiciais é uma empresa especializada na aquisição de créditos provenientes de ações trabalhistas, cíveis, precatórios e de direito do consumidor. A empresa lançou o primeiro fundo de investimento em parceria com a Galápagos Capital e  já alocou mais de R$ 300 milhões em crédito judicial, ajudando cerca de 2 mil pessoas. Para saber mais, acesse: https://www.pxativosjudiciais.com/

Coluna Versátil News

7º Fórum de Gestão de Pessoas acontece nesta semana em Natal e aborda temas como sustentabilidade, inclusão e novas tecnologias

Evento acontece no Holiday Inn Natal, nos dias 6 e 7 de março, das 14h às 20h

Nesta quarta-feira (06) tem início o 7º Fórum de Gestão de Pessoas e Liderança e segue até a quinta-feira (07), no hotel Holiday Inn Natal, das 14h às 20h. No tema central, “Sustentabilidade, Inclusão e Novas Tecnologias”.

As palestras estarão a cargo de líderes e gestores renomados, como Rodrigo Leite, Karol Beniz, Thiago Lajus, Ruy Mattos, Dasio Nepomuceno, Rafaela Dantas, Raquel Montoril, Joanna Guerra, Igor Andrey, Ana Cláudia Medeiros, além de um painel de encerramento alusivo ao Dia da Mulher conduzido por Anna Alyne Cunha, Adiana Benavides e Thaís Barbosa.

Em paralelo, haverá também um Salão de Negócios & Networking, com balcões empresariais para os participantes conhecerem novos produtos e serviços. O apoio aos dois eventos é do Sistema Fecomércio, Prefeitura de Natal, TOTVS, Datashow e G7 Comunicação. A realização é da Argus Eventos.

A perspectiva dos organizadores, em cada dia, é de cerca de 500 participantes, entre o Fórum e o Salão. Dentre alguns temas a serem abordados nesta edição, teremos: Liderança Corporativa, O Futuro do Trabalho, Saúde Mental, Produtividade, Equidade de Gênero, Práticas ESG nas Empresas, Inteligência Artificial, Gestão Pública, RH Estratégico, Neurociências e Tendências na Gestão de Pessoas.

Confira a programação do 7° Fórum de Gestão de Pessoas e Liderança

 6 de março (quarta-feira)

 14h – Visita ao Salão de Negócios & Networking

14h30 – “A Neurociência na Formação de Times”

Palestrante: Rodrigo Leite – Professor Executivo.

15h20 – “RH Estratégico: O Futuro do Trabalho e Suas Tendências”

Palestrante: Karolina Beniz – Diretora de Gente e Gestão da Dois A Engenharia.

 16h10 – “Control+Shift+ESG: Engajamento por um futuro sustentável”

Palestrante: Thiago Lajus – Diretor Executivo da Inter TV.

17h –  Visita ao Salão de Negócios & Networking

17h30 – “Saúde Mental e Produtividade”

Palestrante: Ruy Matos – Psicólogo.

 18h20 – “Liderança na Era da Inteligência Artificial”

Palestrante: Dasio Nepomuceno – Diretor Executivo da Ser Útil.

7 de março (quinta feira)

14h – Visita ao Salão de Negócios & Networking

14h30 –  “Tendências de Gestão de Pessoas para 2024”

Palestrante: Rafaela Dantas – Gerente de RH do Senac RN.

               “Liderança e Segurança Psicológica”

Palestrante: Raquel Montoril – Gerente de Desenvolvimento Humano do Sesc RN

15h20 – “Como Melhorar o Engajamento dos Times no Serviço Público”

Palestrante: Joanna Guerra – Secretária de Planejamento de Natal.

16h10 – “Práticas Sustentáveis: O Modelo ESG nas Empresas”

Palestrante: Igor Andrey – Engenheiro de Meio Ambiente da Neoenergia.

17h –  Visita ao Salão de Negócios & Networking

17h30 – “Talentos em Evolução: RH como Agente Transformador na Educação Corporativa”

Palestrante: Ana Cláudia Medeiros – Co-founder da Conexão.CX Consultoria.

18h20 – Painel – “Equidade de Gênero nas Empresas”

Anna Alyne Cunha (Jornalista), Adriana Benavides (Consultora de Empresas) e Thaís Barbosa (Mentora Experts).

Rolar para cima