Presidente da Fecomércio RN recebe cônsul geral da França no Nordeste para tratar parcerias

 

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, recebeu, nesta quinta-feira (21), o Cônsul-Geral da França no Nordeste, Serge Gas, acompanhado da cônsul honorária em Natal, Caroline Martins, no Hotel Escola Senac Barreira Roxa.

 

A reunião teve como objetivo conhecer e tratar de possibilidades de parceria entre o Sistema Comércio potiguar e a França.

 

“Este é um momento importante de mais uma parceria com um país europeu. Já temos consolidado uma troca de experiência com a Alemanha e com Portugal, com intercâmbio de conhecimento, mão de obra e conceitos sustentabilidade. Com certeza, com a França, não será diferente e trará benefícios mútuos”, afirmou Queiroz.

 

Em sua primeira visita ao Sistema Fecomércio, os diplomatas tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho executado pelas instituições e as instalações das unidades.

 

Os diplomatas ficaram impressionados com o trabalho desenvolvido pelo Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, nos eixos de Turismo, Educação, além do encaminhamento de alunos para o mercado de trabalho.

 

“Foi um momento muito interessante, onde aprendi muitas coisas. Temos um potencial gigantesco de parcerias com as instituições francesas, e com muitas áreas, como treinamento de profissionais, que podemos considerar para o futuro”, afirmou o cônsul.

 

Trabalho RN e França

O Senac Rio Grande do Norte já apresentou os projetos desenvolvidos pela instituição potiguar com foco na promoção do turismo sustentável, participando do Encontro Franco-Brasileiro neste segmento.

 

Além disso, o Departamento Nacional do Senac articulou duas ações de capacitação entre o Senac RN com a Embaixada da França, por meio da ECTI – Professionnels Seniors/Voluntários Sêniores. O convênio para essas ações se estende até 2025.

 

As ações são voltadas ao tema de moda sustentável, para capacitar o corpo docente do Senac RN nas práticas de beleza sustentável, abordando temas como técnicas de reciclagem e redução do impacto ambiental na indústria da beleza; e o Missão Cacau, que envolve um treinamento em confeitaria, voltada para área de gastronomia, sendo destinada aos instrutores da Escola Barreira Roxa.

 

Sobre a ECTI

A associação sem fins lucrativos, com sede na França, é formada por experts em várias áreas de atividades econômicas que se dispõem à participação voluntária em missões técnicas internacionais.

 

O convênio, firmado com o Departamento Nacional do Senac desde 2013, destina-se à transferência de conhecimentos, metodologias e tecnologias inovadoras em educação profissional para as equipes técnicas dos Departamentos Nacional e Regionais.