Mutirão gratuito do Imposto de Renda movimenta a UnP Salgado Filho nesta quarta-feira (29)

 

Contribuintes são convidados a doar dois quilos de alimentos não perecíveis; prazo para envio da declaração termina sexta-feira (31)

 

A Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima, realiza nesta quarta-feira (29) o mutirão gratuito do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Contribuintes enquadrados como MEI também poderão realizar a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI).

 

A ação acontece no espaço do Centro Integrado de Saúde (CIS) da UnP Salgado Filho, zona Sul da capital, das 9h às 17h (entrada lateral pela Rua General Francisco Monteiro). Na ocasião, os contribuintes são convidados a doar dois quilos de alimentos não perecíveis. A iniciativa faz parte do Imposto de Renda Solidário, projeto da Receita Federal para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

O mutirão gratuito do Imposto de Renda é encabeçado pelo Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da UnP e conta com estudantes de Ciências Contábeis. “O objetivo é ampliar a conscientização tributária e a cidadania ativa, evitando falhas no envio da prestação de contas com a Receita Federal”, afirma o coordenador do NAF, professor Paulo Nascimento.

 

Documentação necessária para declaração do IRPF e DASN-SIMEI:

1 – Informações pessoais

·         Cópia da última Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física entregue;

·         Dados da conta bancária para restituição ou débitos;

·         Nome, CPF, grau de parentesco dos dependentes e data de nascimento;

·         Endereço atualizado;

·         Comprovante de sua atividade profissional.

 

2 – Renda

·         Rendimentos  de      instituições    financeiras: desde     os      bancos até as  corretoras de investimentos;

·         Rendimentos de salários, pró-labore, distribuição de lucros, aposentadoria ou pensão.

·         Para o MEI, comprovante de receita bruta de até R$ 81 mil.

3 – Pagamentos efetuados

Informes de pagamentos e reembolsos, ou despesas (recibos, notas fiscais e comprovantes de pagamentos), relativos à despesas médicas, odontológicas, seguro saúde, serviços tomados de pessoas físicas ou jurídicas, doações realizadas, despesas com instituições de ensino e pagamentos de Previdência Privada.

 

4 – Ônus ou dívidas

·         Qualquer documento e/ou informações que comprovem ônus ou dívidas pagos ou contraídos no período em questão (extratos de Informes para IR emitidos pelos bancos como empréstimos e financiamentos);

·         Financiamentos de veículos.

 

5 – Direitos e bens

·         Imóveis: data de aquisição, área do imóvel, número de inscrição municipal (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU), número da matrícula e nome do cartório onde o imóvel está registrado;

·         Veículos: número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e/ou registro no órgão regulamentador correspondente.

SERVIÇO:

Mutirão gratuito do Imposto de Renda e Declaração Anual do MEI

Quarta-feira, 19 de maio, das 9h às 17h

Centro Integrado de Saúde (CIS) da UnP Salgado Filho, zona Sul de Natal (entrada lateral pela Rua General Francisco Monteiro)