Foram dois dias de realização com mais de 50 especialistas renomados da área – Evento concedeu a Fátima Bezerra, Governadora do Estado do RN, o prêmio EVEx Brasil 2024 – Personalidade do Ano
Com uma programação ampla, imersiva e com alto nível de conhecimento, o EVEx Brasil 2024 – Natal Energy Experience chega ao seu segundo e último dia de realização em Natal/RN com debates imprescindíveis em torno da temática central “Transição Energética Justa e Industrialização Verde: na rota ibero-latino-americana”. O evento recebeu importantes agentes dos mercados do Brasil e Portugal, autoridades, representantes de vários setores de energia e da sociedade em geral.
Na programação inicial do dia, o Masterclass “Como garantir o uso sustentável da terra e ao mesmo tempo melhorar a produção de energia renovável” conduzido por Teresa Ponce de Leão, Presidente do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal e Maria João Rolim, Sócia do Rolim Goulart Cardoso Advogados. “Estarmos aqui, reunidos, neste propósito de pensar, trocar conhecimento, expor nossas vivências, nos impulsiona a analisar as soluções diante as preocupações que devemos ter e de como vamos otimizar este processo de transição energética, que não é um processo simples, são muitas frentes a serem pensadas, desde a condução das empresas até como isso chega vai chegar ao consumidor final, mas, que é um processo que temos total capacidade de executar”, declara Teresa Ponce de Leão.
O dia também foi de Natal Energy Talks sobre “Rota das Infraestruturas Energéticas: modernização e resiliência frente a situações climáticas adversas”, com Wagner Ferreira, Diretor Institucional e Jurídico da ABRADEE – Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica; Luiz Eduardo Diniz Araújo, Sócio do Wald, Antunes, Vita e Blattner Advogados; Roberta Nanini Rolim, Diretora de Regulação da CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais e Rossana Fonseca, Sócia do Escritório NDF Advogados.
“O futuro é agora! Quando falamos em transição e indústria verde, precisamos pensar em tudo ao redor. Todos os impactos e benefícios entregues ao meio ambiente e, consequentemente, a população. Nos últimos anos vimos de perto muitos desastres climáticos, causados sim por nossas inconsequências quanto a utilização dos recursos do nosso planeta. E por isso que enfatizo, o futuro é agora. Temos que pensar em rotas adequadas e equânimes. Devemos pensar no que queremos entregar à humanidade” Roberta Nanini Rolim.
De acordo com a ABRADEE – Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, em termos estruturais, hoje, no Brasil, o fluxo de energia do setor elétrico conta com mais de 3,9 milhões de KM de rede distribuídos para comércio, residência, indústria, residência e rural com geração distribuída, comércio com geração distribuída, carregamento de veículos elétricos, armazenamento e outros. E, mais de 17 milhões de unidades consumidoras no país fazem parte do Programa Tarifa Social. “Número alto e que só nos impulsiona a pensar mais e com mais responsabilidade sobre como devemos proceder com essa transição energética tão necessária e esperada, já que o Brasil e, principalmente o Nordeste, são privilegiados com fontes dessas energias renováveis”, pontua Wagner Ferreira, Diretor Institucional e Jurídico da ABRADEE. Ao final deste painel, o presidente do EVEx, Caio Cavalcanti, fez a entrega do Prêmio Evex Brasil 2024 – Personalidade Setorial para Wagner Ferreira, em reconhecimento a todo o trabalho desenvolvido na área de energia.
A “Rota do Mercado Livre de Energia: abertura, desafios e oportunidades” permeou outra sessão do Energy Talks e trouxe ao debate Fernando Mosna, Diretor da ANEEL; Gerusa Magalhães, Vice-Presidente do Conselho de Administração da CCEE; Camila Schoti, Diretora Executiva de Marketing & Growth da (re)energisa e Bernardo Sicsú, Vice-Presidente de Estratégia da ABRACEEL.
E, trazendo um pouco de informações quanto ao cenário das energias renováveis no Estado, destaque para a energia eólica, a Governadora do RN, Fátima Bezerra, durante passagem pelo evento, fez um breve resumo do mapa das energias renováveis do Estado. “O Brasil ocupa lugar de destaque no ranking mundial no quesito de produção de energias renováveis e quem puxa essa ‘locomotiva’ é a região Nordeste, que responde por mais de 85% da produção de energia renovável, sendo o RN, um grande destaque neste número. O nosso estado é líder na potência em operação, o que representa quase 32% de toda a geração de energia eólica no país. Temos mais de 300 parques eólicos espalhados por todo o estado. Inclusive, neste ano, estamos completando 10 anos do maior líder de produção de energia eólica a nível nacional. É nesse contexto que seguimos no trabalho junto às empresas, poder público e sociedade para avançarmos de forma justa e igualitária nessa transição e industrialização energética”, destaca Fátima Bezerra, Governadora do RN.
Na ocasião, a Governadora Fátima Bezerra foi homenageada com o Prêmio EVEx Brasil 2024 – Personalidade do Ano, em virtude do seu protagonismo político em prol da transição energética justa e verde. Recebeu o prêmio das mãos da Presidente da ABEEólica, Elbia Gannoum, que foi homenageada com esse prêmio na edição passada do EVEx, em Lisboa.
No decorrer da programação, mais momentos de discussão com o Natal Energy Expo/Business com o assunto Rota da Descarbonização e Eletrificação: rumo a uma economia Net Zero e duas sessões de Energy Talks nas temáticas, respectivamente, Rota da Geração Distribuída: inovações e modelos de negócios e Rota do Nordeste Brasileiro: potencial para liderar a transição energética justa e verde. Em paralelo, o Energy Academy com apresentações de trabalhos acadêmicos e científicos.
E, assim, encerrou a primeira edição do EVEx Brasil, tendo Natal como sede, superando as expectativas da organização. “Surpreendeu bastante, tanto pelo nível das discussões que foram realizadas quanto pela importância e quantidade de entidades e organizações dos setores de energia participando, apoiando e patrocinando o evento. Fatores que legitimam a nossa iniciativa, o EVEx, no contexto ibero-latino-americano e nos fortalecer na continuidade na promoção de eventos como esse, verdadeiras plataformas de cooperação para acelerar a transição energética, a industrialização verde e todos os outros temas essenciais para o futuro da humanidade”, descreveu Caio Cavalcanti, presidente do EVEx. E finaliza, “Temos uma participação muito expressiva e que nos conduz sim para próximas edições no Brasil. Com esta edição, tenho certeza que vamos conseguir consolidar o EVEx Brasil na agenda de eventos do setor de energia do Brasil, de Portugal e de outros países presentes nesta edição e, claro, do Rio Grande do Norte”
Evento contou com o patrocínio do Governo Federal, da Petrobras, de Itaipu Binacional, da ENBPar, do Ministério de Minas e Energia, do Banco do Nordeste, do Polo SEBRAE de Energias Renováveis, da ADENE – Agência para a Energia de Portugal, da CEMIG, do Governo do Estado de Minas Gerais, da (re)energisa, entre outras grandes empresas de energia e entidades do setor. Apoio estratégico do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Promoção e realização da EVEx – Energy Virtual Experience. A epbr é parceira de mídia do EVEx Brasil 2024 e realizará entrevistas ao vivo com os principais executivos e autoridades presentes no evento.