Com paixão e comprometimento, profissionais de Educação Física impactam pessoas a viverem uma vida mais plena e saudável 

No dia 1º de setembro, é celebrado no Brasil o Dia do Profissional de Educação Física, uma data dedicada a homenagear aqueles que desempenham um papel fundamental na promoção da saúde, do bem-estar e na transformação de vidas

A saúde e o bem-estar se tornam cada vez mais preciosos, e nisso, os profissionais de Educação Física se destacam como verdadeiros incentivadores de novos hábitos. Mais do que instrutores de atividades físicas, eles desempenham papéis essenciais na transformação de vidas, ajudando a moldar corpos, mas, acima de tudo, a construir histórias de superação e realização.

Os profissionais de Educação Física não só orientam a prática de exercícios, mas também inspiram mudanças profundas na forma como as pessoas encaram o próprio corpo, a saúde e a vida em geral. A importância desse trabalho vai muito além das academias; para muitos profissionais, torna-se uma verdadeira missão de ajudar indivíduos a alcançarem seu potencial máximo, tanto físico quanto emocional.

A história de Arthur Albuquerque, 31, é um exemplo perfeito de como a paixão pode se transformar em uma carreira de impacto. Sua jornada começou na adolescência, quando se apaixonou por diversas modalidades esportivas. Esse amor pelas atividades físicas o levou a cursar Educação Física aos 20 anos, mesmo tendo que conciliar trabalho e estudos em uma rotina, por vezes, exaustiva. “Por anos saía de casa às 7h e chegava às 23h, por algumas vezes pensei até em desistir, mas um professor em específico me motivou e mostrou que essa fase passaria rápido”, relembra.

Atualmente, Arthur atua na sala de musculação da Bodytech Tirol, em Natal, onde também ministra aulas de Running e Muay Thay. Seu trabalho vai além de orientar exercícios; ele transforma os objetivos dos alunos em metas de vida. “O que eu mais gosto da minha área é poder influenciar diretamente na transformação de vidas”, afirma.

Para Wemerson Sena, 35, a mudança de carreira foi um salto de fé. Após trabalhar por mais de uma década na hotelaria, onde chegou a ser chefe de recepção, ele decidiu seguir o verdadeiro chamado do seu coração: a Educação Física. “Essa foi uma escolha difícil, pois, para seguir nesse caminho, tive que me desligar de uma empresa em que já estava há mais de 10 anos e teria que contar com o apoio da minha esposa para suprir a maior parte das despesas de casa”, conta.

Wemerson se dedica a mostrar aos seus alunos os benefícios da atividade física, que vão muito além da estética. Seu objetivo é oferecer mais anos de vida saudável e funcional. E, em troca, ele recebe histórias emocionantes de superação, como a de uma aluna que em um momento difícil encontrou forças nas aulas dele. “Ver vidas sendo transformadas é o que mais me atrai nessa área”, destaca.

Já para Isabel Lucena, 23, que desde a infância, admirava seus professores de Educação Física, foi na musculação que descobriu sua verdadeira paixão. Ao ingressar na universidade, Isabel já sabia o que queria: estagiar na BT Tirol. Com determinação e muito estudo, ela conquistou a tão desejada vaga e, após a graduação, foi efetivada como professora.

Hoje, Isabel trabalha como instrutora de musculação, principalmente com o público adulto e idoso, e se realiza ao ver os benefícios funcionais que o treinamento proporciona a seus alunos, como a melhora nas dores e no controle das taxas metabólicas. “O que eu mais gosto na minha área além dos benefícios que o treinamento oferece, é o contato direto com os alunos e o carinho que se é cultivado durante nosso dia a dia”, revela. Para Isabel, o cuidado diário e a confiança mútua que se constrói com os alunos fazem toda a diferença.