Iniciativa é de caráter nacional, com ênfase no diagnóstico precoce sobre a doença que mais causa óbitos entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos. Ações seguem até 30/09
No Brasil, o câncer representa a primeira causa de morte por doença, entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, devido à falta de diagnóstico precoce e dificuldade do acesso ao tratamento especializado. A campanha “Setembro Dourado”, encabeçada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), busca esclarecer os principais sinais, sintomas e os tipos de câncer mais comuns em crianças e adolescentes, ressaltando a importância do diagnóstico precoce e do tratamento correto.
A solenidade de abertura da campanha acontecerá no auditório da Universidade Potiguar – Salgado Filho, na quarta-feira (04), a partir das 8h, com participação da Prefeitura e secretarias de Natal.
Durante todo o mês de setembro, a Casa Durval Paiva preparou um calendário com sensibilizações e capacitações. Essas ações são voltadas para os profissionais de saúde, bem como, a sociedade em geral, com o propósito de esclarecer e conscientizar sobre os principais sinais de alerta e os tipos de cânceres mais comuns em crianças e adolescentes.
“A campanha ‘Setembro Dourado’, além de alertar para os sinais da doença, visa diminuir a taxa de mortalidade, ressaltando a relevância do diagnóstico precoce e o tratamento correto, como fatores essenciais para a cura. Precisamos fazer com que a sociedade tenha isso em mente, para que nossas crianças e adolescentes se tornem adultos curados e sem sequelas”, destaca Rilder Campos, presidente da Casa Durval Paiva.
De acordo com estudos do Instituto Nacional do Câncer – INCA (2022), no triênio 2023-2025, a expectativa é de que, no Brasil, ocorram 7.930 casos por ano, destes, 4.230 casos novos em crianças do sexo masculino e 3.700 do sexo feminino. No Rio Grande do Norte, o número é de 130 casos novos, por ano, sendo 70 em meninos e 60 em meninas. Por ser uma doença tempo-dependente, a importância é conscientizar e sensibilizar a população, pois ela não apresenta prevenção e essa observação pode salvar uma vida.
Neste ano de 2024, a Casa Durval Paiva recebeu 33 novos cadastrados para acolhimento. Destes, 18 oncológicos, 04 hematológicos e 11 em investigação. Como resultado das capacitações realizadas pelo projeto Diagnóstico Precoce, destes cadastros, 11 pacientes foram encaminhados por profissionais capacitados pela CDP, durante o Projeto Diagnóstico Precoce.
O câncer infantojuvenil tem sintomas silenciosos e que, na maioria das vezes, se confundem com sinais de diversas doenças comuns na infância, como desequilíbrio ao andar, dor óssea persistente, suor noturno, febre de origem inexplicada, mancha branca no olho, ínguas pelo corpo e perda de peso. Em caso de suspeita, procure um médico. As chances de cura do câncer infantojuvenil são de até 80%, se for diagnosticado precocemente. Acompanhe, dissemine e ajude a salvar vidas!
PROGRAMAÇÃO:
03/09 – 17h às 19h – Auditório do HUOL – Sensibilização Residentes PED e Multidisciplinar do HUOL e Ana Bezerra – Santa Cruz
04/09 – 8h – Auditório UNP
Abertura do Setembro Dourado – Solenidade com participação da Prefeitura e secretarias de Natal
9h às 12h – Auditório UNP – Sensibilização para reguladores + equipe técnica distrital CDP/SMS
05/09 – 8h às 12h – Auditório da Casa Durval Paiva
Capacitação dos profissionais da atenção básica Saúde – Distrito Leste, Oeste e Sul
06/09 – 16h – CRAS Planalto – Roda de conversa com usuários
10/09 – 8h UBS Alecrim – Roda de conversa na UBS | 17 às 19h – Auditório do HUOL – Sensibilização Residentes PED e Multidisciplinar do HUOL e Ana Bezerra – Santa Cruz
11/09 – 9h – CRAS Ponta Negra – Roda de conversa com usuários do CRAS Ponta Negra
13/09 – 14h – Instituto Vida Videira – Felipe Camarão – Roda de conversa com usuários
14/09 – 8h às 12h – Auditório Casa Durval Paiva – Café com Pediatria: Oncologia pediátrica em pauta
17/09 – 9h – CRAS Redinha – Zona Leste – Roda de conversa com usuários | 13h – CRAS Salinas – Zona Leste – Roda de conversa com usuários
18/09 – 14h – Assembleia Legislativa – Audiência do Setembro Dourado CDP/Frente Parlamentar Estadual
19/09 – 8h às 12h – Auditório do IFRN – Zona Norte – Sensibilização dos profissionais da atenção básica Saúde – Distrito Norte I e II
20/09 – 9h – UBS Pajuçara – Roda de conversa na sala de espera
23/09 – 8h30 – CRAS Nordelândia – Zona Norte – Roda de conversa com usuários
26/09 – 8h – UBS de Aparecida – Mãe Luiza – Distrito Leste – Roda de conversa na sala de espera
30/09 – 9h – UBS/CRAS Pirangi – Roda de conversa na sala de espera | 14h – CRAS região Leste – Santos Reis – Passo da Pátria e Mãe Luiza – Roda de conversa com usuários.