11ª Mostra de Cinema de Gostoso apresenta programação Mostra Panorama Sala Petrobras

Foto: Divulgação

Evento abre nesta sexta-feira 22 e segue até o dia 26 de novembro em São Miguel do Gostoso

A 11ª Mostra de Cinema de Gostoso será aberta nesta sexta-feira (22), na praia do Maceió, em São Miguel do Gostoso (RN), aliando conforto e alta qualidade de projeção. Este ano, a 11ª edição acontece de 22 a 26 de novembro. Nesta edição teremos mais uma vez a MOSTRA PANORAMA – SALA PETROBRAS, que apresentará uma programação especial de quatro longas e oito curtas-metragens que apostam na pesquisa das fronteiras da linguagem audiovisual e na pluralidade de abordagens dos debates da atualidade. Os filmes serão exibidos em uma tenda geodésica climatizada com capacidade para 130 lugares, também instalada na Praia do Maceió.
A parceria com a Petrobras, patrocinadora máster do projeto, viabiliza novamente a realização da Mostra Panorama na Sala Petrobras, uma tenda climatizada em formato geodésico localizada na Praia do Maceió, que foi sucesso de público na edição do ano passado.

Com uma trajetória de mais de 40 anos de atuação cultural, a presença da Petrobras na Mostra reflete o compromisso de longo prazo da empresa com projetos que trazem a “Brasilidade” como inspiração, incentivando a riqueza e a diversidade cultural em diferentes regiões do país.

Serão exibidos os longas-metragens: BABY, de Marcelo Caetano; AINDA NÃO É AMANHÃ, de Milena Times; SALÃO DE BAILE, de Juru e Vitã; e A TRANSFORMAÇÃO DE CANUTO, de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho.

Compõem ainda a programação da Mostra Panorama os curtas-metragens: MAR DE DENTRO, de Lia Letícia; PONTO E VÍRGULA, de Thiago Kistenmacker; A MENINA E O POTE, de Valentina Homem e Tati Bond; O LADO DE FORA FICA AQUI DENTRO, de Larissa Barbosa; AQUELA CRIANÇA COM AIDS, de Hiura Fernandes; SE EU TÔ AQUI É POR MISTÉRIO, de Clari Ribeiro; PULMÃO DE PEDRA, de Torquato Joel e BOI DE CONCHAS, de Daniel Barosa.

Dia 23/11 – 15h – Sala Petrobras

Mar de Dentro
Documentário, 8 min, PE, 2024, Livre
Direção: Lia Letícia
Produção: Dona Ledy Produções Artísticas e Vilarejo Filmes

Sinopse:
A incansável insubmissão ao poder de Preto Sérgio e sua busca pela história do que não foi revelado, desamarrando os nós a partir dos bons ventos que o levam ao mar de fora e ao mar de dentro.

Ponto e Vírgula
Ficção, 17 min, RJ, 2024, 14 anos
Direção Thiago Kistenmacker
Produção: Rotatória Filmes

Sinopse:
Os outrora amantes João e Vitor se reencontram aos 70 anos, após a esposa de um deles falecer.

Baby
Ficção, 96 min, SP, 2024, 16 anos
Direção Marcelo Caetano
Produção: Cup Filmes, Desbun Filmes, Plateau Produções

Sinopse:
As ruas de São Paulo podem oferecer perigo ou oportunidade; para Baby, elas proporcionam ambos.

Dia 24/11 – 15h – Sala Petrobras

A Menina e o Pote
Ficção, 12 min, PE, 2024, Livre
Direção: Valentina Homem e Tati Bond
Produção: Sempre Viva

Sinopse:
Em um mundo distópico, uma menina quebra seu pote, objeto que guarda um segredo em seu interior. A quebra do pote abre portais para universos paralelos e a menina adentra um tempo de transformação em que a criação de um novo mundo é finalmente possível.

O Lado de Fora Fica Aqui Dentro
Ficção, 25 min, MG, 2024, 12 anos
Direção Larissa Barbosa
Produção: Moringa Filmes

Sinopse:
Grávida, Marina experimenta a vida a partir dos metais da cidade industrial onde cresceu. Com a irmã, ela descobre um passado em que os trabalhadores negros que construíram a capital foram excluídos. Quando conhece Maria, algo sobrenatural acontece

Ainda Não É Amanhã
Ficção, 76 min, PE, 2024, 12 anos
Direção Milena Times
Produção: Ponte Produtoras e Espreita Filmes

Sinopse:
Janaína é uma jovem de 18 anos que mora com a mãe e a avó em um conjunto habitacional na periferia do Recife. Ela é a primeira pessoa da família que pode obter um diploma universitário, mas uma gravidez indesejada ameaça os planos que havia traçado para sua vida.

Dia 25/11 – 15h – Sala Petrobras

Aquela Criança com AID$
Experimental, 12 min, RN, 2023, 10 anos
Direção Hiura Fernandes
Produção Vitoria Um Milhão

Sinopse:
O filme é uma reflexão visual e emotiva, dividida em quatro partes: Nascer, Crescer, Envelhecer e Morrer, a partir da experiência de nascer com HIV. Inspirado no ativista Lili Nascimento, é um convite a ressignificar dores e acolher essas crianças em nossa busca por um futuro bonito.

Se Eu Tô Aqui É por Mistério
Ficção, 22 min, RJ, 2024, 16 anos
Direção: Clari Ribeiro
Produção: Excesso Filmes

Sinopse:
Rio Novo, 2054. A renomada bruxa Dália chega ao porto com uma missão: estabelecer o Clã mais poderoso que já existiu e, assim, derrotar a Ordem da Verdade. No futuro, muitas pessoas serão trans – mas apenas algumas serão bruxas.

 

Salão de Baile: This is Ballroom
Documentário, 94 min, RJ, 14 anos
Direção Juru e Vitã
Produção: Couro de Rato

Sinopse:
Nas margens da Baía de Guanabara, uma comunidade de jovens resgata e vivencia a cultura ballroom. Um retrato dos dramas, das performances de voguing e da arte do shade, 50 anos depois do seu início em Nova Iorque. Rio is burning!

Dia 26/11 – 15h – Sala Petrobras

Pulmão de Pedra
Documentário, 14 min, PB, 2023, Livre
Direção Torquato Joel
Produção: Lúmina Cultural

Sinopse:
Na lida pela sobrevivência, Joãozinho trava uma luta insana contra pedras.

Boi de Conchas
Ficção, 15 min, SP, 2024,12 anos
Direção Daniel Barosa
Produção: Nimboo’s

Sinopse:
Em luto por sua irmã desaparecida, Rayane equilibra uma rotina difícil ajudando o pai pescador enquanto ensaia para o festival de música da escola, isto é, se ela não virar boi antes, desfortuna que acomete diversos adolescentes da região.

A Transformação de Canuto
Documentário, 130 min, PE, 2023, 12 anos
Direção Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho
Produção: Enquadramento Produções e Vídeo nas Aldeias

Sinopse:
Em uma pequena comunidade Mbyá-Guarani entre o Brasil e a Argentina, todos conhecem o nome Canuto: um homem que muitos anos atrás sofreu a temida transformação em uma onça e depois morreu tragicamente. Agora, um filme está sendo feito para contar sua história. Por que isso aconteceu com ele? Mas, mais importante, quem na aldeia deveria interpretar o seu papel?

A 11ª Mostra de Cinema de Gostoso é apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras, Salinor e Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Conta com o patrocínio da Coca-Cola, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Cultura – SECULT, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo e Banco do Nordeste.

Apoio institucional: Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso. Apoio: Emprotur, Visite RN, IDEMA, VESTAS, Pousada dos Ponteiros, Restaurante Balica, Sebrae-RN, Serveng, Inter TV, APAN, Mistika e DOT.
Produção: Heco Produções e CDHEC