11 de abril de 2026

Coluna Versátil News

Abertura oficial da 12ª FEMPTUR celebra a diversidade potiguar e convida o público para o último dia de evento neste sábado (11)

A abertura oficial da 12ª FEMPTUR – Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN, na tarde desta sexta-feira (10), reuniu a governadora Fátima Bezerra, a secretária estadual de Turismo, Marina Marinho, além de diversas autoridades e lideranças do setor, marcando o início da maior vitrine do turismo interno do Estado.

O ato simbólico do corte da fita deu início a uma maratona de imersão cultural e econômica que ocupa o pavilhão com 95 estandes de expositores, representando 40 municípios potiguares. Durante a solenidade, os organizadores Antônio Roberto Rocha e Gustavo Porpino (Argus Eventos) realizaram a entrega de troféus aos representantes dos estandes municipais, reconhecendo o empenho na promoção de cada destino.

“A FEMPTUR é o ponto onde a cultura e a economia local se encontram. Nosso propósito é despertar no potiguar e no turista o desejo de conhecer as riquezas que temos ‘dentro de casa'”, destaca Gustavo Porpino.

O Governo do RN marca presença com os estandes da Emprotur/Setur, além dos espaços dedicados ao Artesanato Potiguar e à Economia Solidária (Sethas). A Agência Desenvolve RN também participa, reforçando o fomento ao empreendedorismo local.

Um dos grandes diferenciais desta edição é o foco no turismo regional: uma comitiva de 66 agentes de viagens da Paraíba e de Pernambuco participa do evento. O objetivo é capacitar quem mais vende o destino RN, apresentando roteiros que vão do sol e mar ao turismo religioso, ecológico e de aventura.

Para quem ainda não visitou, este sábado (11) é a última oportunidade de conferir as atrações. Com entrada gratuita, a feira funciona das 14h às 22h. Além da praça de alimentação com sabores regionais, a programação cultural promete encantar crianças e adultos: 16h00: Início das apresentações culturais dos municípios. 18h00: Diversão garantida para as crianças com a dupla Bisteca e Bochechinha. 20h30: Grande show de encerramento com a cantora Khrystal, celebrando a música potiguar em grande estilo.

A expectativa é que, ao final deste sábado, cerca de 15 mil visitantes tenham passado pelo Centro de Convenções, consolidando a FEMPTUR como um evento essencial para o desenvolvimento econômico e a valorização da identidade norte-rio-grandense.

A 12ª FEMPTUR é uma realização da Argus Eventos, com apoio do Governo do RN, Emprotur, Prefeitura do Natal, Sebrae, Banco do Nordeste, Governo Federal, Fecomércio, El Aram Hotel Imirá, Data Show, Serhs Natal Grand Hotel & Resort e Natal Convention Bureau.

Coluna Versátil News

Com a náutica em alta, Rio Boat Show 2026 abre as portas na Marina da Glória para estimular lazer nas águas e negócio

O turismo na capital carioca atraiu 12,5 milhões de visitantes e arrecadou mais de R$ 315 milhões no ano passado, segundo informações da Prefeitura do Rio. O mercado náutico consolida sua capacidade de atrair capital, promover negócios e turismo qualificado. Rio Boat Show 2026 iniciou as suas operações na tarde de hoje, sábado (11), na Marina da Glória, com a meta de difundir a cultura náutica e promover atrativos, produtos, serviços e negócios. Com mais de 100 barcos em exposição, o Boat Show segue até o dia 19 de abril.

CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA
https://sigevent.pro/boatshow/visitantes/?id_edicao=6131&linguagem=portugues  
– – – – – – – – – –
FOTOS PARA DOWNLOAD
Link:https://drive.google.com/drive/folders/1Gp-tpIa6bfn6O8dYa5EKCdUVXw5gfmuh?usp=sharing
– – – – – – – – – –

Rio de Janeiro, 11 de abril de 2026 – Cerimônia de inauguração da 27ª edição do Rio Boat Show, o maior evento náutico outdoor da América Latina, realizada na tarde deste sábado (11), reuniu lideranças do setor, autoridades políticas e a Marinha do Brasil para celebrar o avanço da indústria náutica e do turismo, além da presença do velejador Aleixo Belov representando a náutica e que, aos seus 83 anos, recentemente concluiu a sexta volta ao mundo. 

O evento transforma a Marina da Glória em um hub de negócios, lazer, inovação e estilo de vida, com programação até o dia 19.

Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e figura histórica na defesa do potencial náutico brasileiro há cinco décadas, destacou o momento de maturidade do setor tanto em relação ao potencial turístico quanto em termos de excelência industrial.  

“O Rio nos acolhe em uma das marinas mais lindas do planeta. Aqui é possível fazer um completo circuito pelas águas e conhecer as últimas novidades do setor. Temos certeza que o Brasil vai crescer cada vez mais, assim como a náutica”, destacou Ernani Paciornik. 

Além do avanço em vendas de barcos dentro do país, a indústria brasileira exporta mais de 1,1 mil embarcações ao ano, segundo a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar). “O  Brasil produz atualmente cerca de 4,5 mil barcos ao ano e tem margem para crescimento exponencial”, reforçou Eduardo Colunna, presidente da Acobar.

Já o Capitão de Mar e Guerra Leonardo de Lucena Navaes, comandante da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (Marinha do Brasil) atestou o compromisso com o fomento e a segurança da navegação nacional.

Os pavilhões do Rio Boat Show internos e as passarelas flutuantes montadas na Marina da Glória exibem desde embarcações de entrada até iates superiores a 30 metros, acompanhados de rodadas de conversas técnicas e palestras do Náutica Talks, além de shopping náutico e experiências imersivas.

Atrações no fim de semana

Além da visita a uma centena de embarcações, equipamentos e novas tecnologias expostas, os visitantes podem realizar experiências náuticas como passeios de vela com saídas hoje (11), amanhã (12) e nos dias 18 e 19, e batismo de mergulho em tanque de 5 metros durante todo o evento. Conversas com atletas e grandes nomes da náutica mundial serão destaques no espaço Nautica Talks nos pavilhões internos. Neste final de semana haverá presença de personalidades como dos velejadores Izabel Pimentel e Aleixo Belov. Neste domingo também está confirmado show musical com Luana Camarah às 19h seguido do grande desfile de barcos na Baía de Guanabara. 

SERVIÇO:O que: Rio Boat Show 2026

Quando: De 11 a 19 de abril

Onde: Marina da Glória (Av. Infante Dom Henrique, s/n, Glória, Rio de Janeiro)

Ingressos: https://rioboatshow.com.br/

Organização: Boat Show Eventos

Instagram: @boatshoweventos

Cobertura oficial: www.nautica.com.br@revistanautica e youtube.com/@canalnautica 

Confira o calendário dos Boat Shows no Brasil em 2026:

Rio Boat Show: 11/04 a 19/04
Marina Itajaí Boat Show: 02/07 a 05/07
São Paulo Boat Show: 24/09 a 29/09
Salvador Boat Show: 04/11 a 08/1
Salão de Usados Náutica: 19/11 a 22/11

Sobre o Grupo NáuticaCom mais de 40 anos de atuação, o Grupo Náutica é referência em inovação, infraestrutura, sustentabilidade, eventos e comunicação no setor náutico brasileiro. O ecossistema do grupo reúne a Revista Náutica (www.nautica.com.br), pioneira e líder absoluta em conteúdo especializado; o Boat Show, maior organizadora de salão náutico da América Latina, com edições em São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Angra dos Reis; a Metalu, maior fabricante mundial de píeres e passarelas em alumínio; a SF Marina, líder global em docas flutuantes de concreto e quebra-mares para marinas e portos; e a JAQ Apoio Marítimo, dedicada a projetos inovadores, pesquisas e sustentabilidade. O Grupo Náutica também desenvolve iniciativas de impacto socioambiental que integram educação, cidadania e preservação, como “Só Jogue na Água o que Peixe Pode Comer”, criada por Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que promove a revalorização das vias aquáticas urbanas. Além disso, é responsável pelos principais Guias de Turismo Náutico do país, referência para navegadores, turistas e gestores públicos.

Mais informações: https://gruponautica.com.br/

Coluna Versátil News

Mês do Mestre de Obras – Construtora celebra efeméride com profissional há quase 15 anos no cargo

História de Rogerio Aparecido Furlan reflete estabilidade e propósito em carreira no setor da construção

São Paulo, março de 2026 – Neste mês de março, o mundo da construção celebrou o Dia do Mestre de Obras (19), profissional essencial para o andamento e a qualidade das construções. Responsável por coordenar equipes, garantir o cumprimento de prazos e assegurar o padrão de execução e entrega das obras, esse trabalhador ocupa uma posição estratégica nos canteiros e tem papel decisivo na entrega de empreendimentos com segurança e excelência.

Na HM Engenharia, referência em soluções imobiliárias acessíveis e de qualidade, o Mês do Mestre de Obras ganha um significado ainda mais especial ao ser representada pela trajetória de colaboradores que ajudaram a construir a história da empresa ao longo dos anos. É o caso de Rogério Aparecido Furlan, 56, que acumula mais de duas décadas de atuação contínua na companhia e, desde 2012, exerce a função de mestre de obras.

A relação de Rogério com a empresa teve início em 1992, em uma obra no município de Gavião Peixoto, no interior paulista. Após um breve período fora, retornou em 1996, consolidando uma trajetória marcada por crescimento profissional e vínculo duradouro. “O que mais me impressionou nesse tempo todo é como a HM Engenharia evoluiu, o que era e o que ela se tornou com o tempo. Para mim, é muito gratificante ter feito parte dessa história”, relembra.

Ao longo da carreira, Rogério participou de obras em diferentes cidades da região, como Jaguariúna, Paulínia, Sumaré, Campinas e Valinhos, somando, no total, 13 empreendimentos entregues até aqui. A experiência acumulada reforça não apenas o conhecimento técnico, mas também o compromisso com a qualidade. “Não tem preço entregar um serviço de qualidade. Ver a pessoa pegar a chave, contente e realizada. As pessoas valorizam um trabalho bem-acabado”, conta. 

A trajetória profissional também reflete oportunidades de crescimento dentro da empresa. Rogério iniciou como carpinteiro, foi promovido a encarregado de obras em 2011 e, no ano seguinte, assumiu o cargo de mestre de obras. O percurso evidencia uma cultura de valorização e desenvolvimento interno, baseada na prática e no reconhecimento do desempenho.

No dia a dia, a atuação como mestre de obras exige atenção constante aos prazos e à execução dos serviços, além da capacidade de liderança. Rogério destaca que o trabalho em equipe é indispensável para o sucesso das entregas. “Ninguém trabalha sozinho. Se a equipe não jogar junto, atrasa tudo”, explica. Segundo ele, a formação de novos profissionais também faz parte da rotina de um mestre de obras na HM Engenharia, com incentivo à evolução de trabalhadores que iniciam como serventes e avançam na carreira.

Para o profissional, a maior satisfação está na conclusão de cada projeto. A entrega das chaves aos clientes simboliza o resultado de um trabalho coletivo, que envolve planejamento, dedicação e atenção aos detalhes. “Faça como se fosse para você mesmo”, resume, ao falar sobre o cuidado necessário em cada etapa da obra.

Os valores que orientam a atuação profissional de um mestre vão além da técnica. Honestidade, responsabilidade e compromisso são princípios fundamentais para o exercício da função. “Meu travesseiro é a minha consciência”, afirma, ao destacar a importância de manter a integridade no dia a dia da profissão.

Reconhecer e premiar o trabalho desses profissionais é fundamental para o setor da construção civil. O mestre de obras é peça-chave para garantir que cada empreendimento seja entregue com qualidade e dentro dos padrões da empresa. Valorizar essas trajetórias é também reconhecer o impacto direto que esses profissionais têm na vida das pessoas e no desenvolvimento das cidades. 

Para a HM Engenharia, a data reforça a relevância de uma profissão que, todos os dias, transforma projetos em realidade e contribui para a construção de novos caminhos. Já para profissionais como Rogério, a efeméride representa um momento de orgulho e reconhecimento. “É satisfatório saber que existe um dia para a gente se orgulhar do que faz todos os dia de nossa vida”, comenta.

Sobre a HM Engenharia

Com 49 anos de história, a HM Engenharia é uma construtora e incorporadora que atua em mais de 120 cidades entre São Paulo e o sul de Minas Gerais, com foco em empreendimentos imobiliários acessíveis. A empresa já projetou e construiu mais de 140 mil unidade e conta com certificações como PBQP-H/SIAC, ISO 9001, ISO 45001 e Qualihab. Também foi reconhecida como Empresa Amiga da Justiça pelo TJ-SP e no Prêmio Inspiração para Transformar, pelas suas iniciativas de voluntariado corporativo. 
Saiba mais em: www.maishm.com.br

Rolar para cima