5 de maio de 2026

Coluna Versátil News

Sodiê Doces aposta em histórias reais para o Dia das Mães e lança bolo inspirado em memórias afetivas

A Sodiê Doces lança sua campanha de Dia das Mães com um filme protagonizado por sua fundadora, Cleusa Maria da Silva, que resgata a origem da marca e apresenta o bolo #190 Delícia de Leite com Frutas Vermelhas. A ação será veiculada nacionalmente e propõe uma reflexão sobre o significado da maternidade a partir de memórias, relações familiares e da atuação das franqueadas na rede.

A campanha parte de um ponto pouco conhecido do público, o nome da franquia. Sodiê não tem origem estrangeira, mas é formado pela junção dos nomes dos filhos de Cleusa: “Sô”, de Sofia, e “Diê”, de Diego, elemento que conduz toda a narrativa do filme. A história se desenvolve a partir de lembranças pessoais da fundadora, com imagens de fotografias antigas que registram momentos de trabalho e convivência familiar. “Sodiê não é uma palavra em francês, como alguns pensam. São os nomes dos meus filhos. A soma deles deu origem à marca, não havia outra possibilidade”, afirma Cleusa.

Ao longo do filme, a presença dos filhos reforça o vínculo afetivo que deu origem à marca. Em seguida, a narrativa amplia o olhar e incorpora as franqueadas, que passam a dividir o protagonismo em cenas de interação e convivência, evidenciando a dimensão coletiva do negócio. “Mas eu não estou sozinha nessa história”, diz Cleusa.

Depoimentos de mães e franqueadas conduzem a mensagem central da campanha, a partir da provocação “O sabor da maternidade…”, com respostas que abordam diferentes aspectos da experiência materna no cotidiano. “Ser mãe passa por colecionar memórias, viver, amar, cuidar, aprender e construir”, afirma.

Como parte da ação, a rede apresenta o bolo #190 Delícia de Leite com Frutas Vermelhas, desenvolvido especialmente para a data. A receita combina massa branca com recheios de brigadeiro e mousse de leite ninho, intercalados com geleia de frutas vermelhas.

A cobertura leva mousse branca, geleias, morangos, cerejas e mini brigadeiros. “Cada cliente carrega uma história própria. A proposta foi criar um bolo capaz de reunir diferentes sensações, porque nem sempre tudo se resume ao doce”, afirma Cleusa.

Em Natal, as lojas estão localizadas na Avenida Engenheiro Roberto Freire, 721, Capim Macio (funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, 11h às 20h) e na Av. Ayrton Senna, 1995, Nova Parnamirim, Container 5, Shopping Cidade Verde (funcionamento: todos os dias: 10h às 21h30). Os pedidos podem ser feitos e retirados nas lojas ou no aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android e via delivery por Whatsapp (Capim Macio 84 9423-5680 |  Nova Parnamirim 84 99854-6040 e/ou iFood. Mais informações: (84) 3346-0020 2020-0592 @sodiedocesnatal.

Sodiê Doces – A Sodiê Doces, a maior franquia de bolos artesanais do país, encerrou 2025 reforçando sua posição de liderança no mercado de alimentação. A rede alcançou faturamento de R$ 800 milhões, crescimento de 8,1% em relação a 2024, e inaugurou 25 novas lojas ao longo do ano. Atualmente, soma cerca de 400 unidades em operação no Brasil e mantém duas lojas em Orlando, nos Estados Unidos. O cardápio conta com mais de 80 sabores de bolos, incluindo linha Zero Açúcar, versão vegana e bolos caseiros, todos elaborados à base de pão de ló e com matéria-prima selecionada. A Sodiê Doces também oferece docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombons), balas de coco, linha exclusiva de salgados, cardápio de bebidas quentes e geladas e a linha de chocolates Premium.

Coluna Versátil News

Exposição “Mães do Juvino 2026” é aberta na ALRN e reforça valorização da pessoa idosa

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte abriu oficialmente, nesta terça-feira (5), a exposição “Mães do Juvino 2026”, em solenidade realizada no Salão Nobre Deputado Iberê Ferreira de Souza. A mostra foi lançada pelo presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB), marcando o início de mais uma edição de um projeto que une sensibilidade social, arte e cidadania. Em sua 11ª edição, a exposição chega com o tema “Copa da Vida”, inspirado no clima da Copa do Mundo de 2026, e propõe uma reflexão sobre o envelhecimento e o papel da sociedade na promoção da dignidade da pessoa idosa. A iniciativa destaca a importância de ampliar o olhar coletivo para uma causa que exige cuidado, respeito e valorização contínua. O ato foi acompanhado pelos alunos da Escola Estadual Professor Luis Soares, que visitavam a Casa Legislativa.

“Essa é a 11ª amostra e eu gostaria de saudar e parabenizar Elias Medeiros, que é um batalhador, que faz questão de mostrar um trabalho tão belo que essa Casa faz, que é uma referência do estado do Rio Grande do Norte, e traz dignidade para pessoas que trabalharam a sua vida toda e que merecem ter a dignidade de ter um canto e um recanto que possa dar um certo conforto, mas que possa ter, acima de tudo, amor. Essa é a palavra que eu acho que a gente precisa espalhar cada vez mais no mundo. Respeito e amor às pessoas”, disse Ezequiel.

De acordo com o coordenador da mostra, Elias Medeiros, a proposta deste ano busca aprofundar ainda mais o engajamento social. “O tema foi pensado para despertar o olhar da sociedade para essa causa tão necessária”, ressaltou.

A exposição permanece aberta à visitação até o dia 15 de maio, das 8h às 14h, e integra uma programação mais ampla que seguirá até outubro, percorrendo diferentes espaços públicos. Durante o período, também será realizada a arrecadação de fraldas geriátricas, que serão destinadas ao Abrigo Juvino Barreto, fortalecendo o caráter solidário da ação.

A realização do evento conta com o apoio institucional da Assembleia Legislativa, reafirmando o compromisso da Casa com iniciativas que promovem inclusão, cidadania e políticas públicas voltadas à pessoa idosa.

Coluna Versátil News

Diferenças estruturais entre o mercado farmacêutico brasileiro e o dos Estados Unidos

Por Eduardo Rocha Bravim, especialista em biotecnologia farmacêutica, instrumentação analítica, controle de qualidade e supply chain científico com atuação internacional

O mercado farmacêutico global é marcado por profundas desigualdades entre países. No caso de Brasil e Estados Unidos, essas diferenças vão muito além do tamanho de mercado, manifestando-se em aspectos estruturais como regulação, velocidade de inovação, modelo de negócios, cadeia de suprimentos e maturidade tecnológica dos laboratórios. Para demonstrar melhor essas diferenças, trago alguns pontos importantes neste artigo.

No Brasil, o setor é fortemente regulado não apenas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas também pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, que exerce controle econômico sobre os preços. Esse modelo busca ampliar o acesso da população aos medicamentos, porém pode limitar margens e reduzir incentivos à inovação. Nos Estados Unidos, por outro lado, a Food and Drug Administration (FDA) concentra sua atuação na avaliação de segurança e eficácia, sem controle direto de preços, o que contribui para um ambiente mais competitivo e atrativo para investimentos em inovação.

Os desafios brasileiros estão, em grande parte, ligados à sua estrutura: a dependência externa, a complexidade tributária, os entraves logísticos e a menor previsibilidade regulatória impactam diretamente custos, prazos e competitividade. Já nos Estados Unidos, o principal obstáculo está no alto custo de desenvolvimento de novos medicamentos, aliado à crescente pressão por redução de preços e à complexidade do acesso ao sistema de saúde, fatores que também influenciam a dinâmica do mercado.

Outro ponto de diferenciação relevante é a agilidade dos processos, já que nos Estados Unidos há maior previsibilidade regulatória e forte integração entre universidades, centros de pesquisa e indústria, configurando um modelo orientado ao valor agregado. Isso permite acelerar a aprovação de medicamentos, especialmente em casos de inovação e terapias prioritárias. No Brasil, embora tenham ocorrido avanços importantes nos últimos anos, ainda há maior variabilidade nos prazos regulatórios, o que afeta o time-to-market, a previsibilidade dos projetos e, consequentemente, a atratividade para novos investimentos.

Além disso, o setor farmacêutico passa por uma transformação significativa impulsionada pelo uso intensivo de dados e automação. Empresas americanas lideram áreas como biotecnologia, terapias gênicas e medicina personalizada, com elevado nível de digitalização e automação. No Brasil, muitos laboratórios ainda operam com foco em produção e adaptação tecnológica, ao invés de inovação de fronteira.

Em síntese, enquanto os Estados Unidos se destacam pela previsibilidade regulatória e pelo forte ambiente de inovação, o Brasil ainda enfrenta desafios estruturais que limitam sua competitividade. Sem uma estratégia consistente voltada à inovação e à autonomia tecnológica, o país corre o risco de permanecer como um grande consumidor em um mercado global cada vez mais definido por nações que conseguem transformar potencial em liderança efetiva.

Coluna Versátil News

Marca potiguar apresenta moda autoral potiguar em evento internacional nos EUA

A marca potiguar Sem Etiqueta foi um dos destaques do encerramento da programação de moda da Semana do Clima de São Francisco realizada nos Estados Unidos.

O desfile aconteceu dentro do evento The Eco Edit, que reuniu líderes, marcas e criadores para discutir o futuro da moda sob a ótica da sustentabilidade, inovação e impacto social.

Encerrando a noite, a Sem Etiqueta apresentou um desfile com peças representativas de sua identidade originalmente potiguar levando à passarela um recorte fiel do seu trabalho e da sua visão sobre cultura, comportamento e questões contemporâneas.

“Mais do que criar algo pontual, a gente quis mostrar quem a Sem Etiqueta é de verdade. As peças que levamos representam nossa essência, nossa forma de enxergar o mundo e o papel da moda como ferramenta de expressão e reflexão”, afirmou Cauê Fernandes, diretor da marca.

Com uma linguagem marcada por mensagens sociais e valorização cultural, a marca apresentou ao público internacional uma moda autoral, provocativa e conectada com o presente.

A participação reforça o movimento de expansão da Sem Etiqueta para novos mercados e sua inserção em discussões globais sobre o futuro da indústria da moda.

A Semana do Clima de São Francisco reuniu uma série de iniciativas voltadas à inovação, sustentabilidade e impacto positivo, incluindo desfiles, debates e experiências imersivas com marcas e especialistas do setor.

Coluna Versátil News

Governo do RN apresenta projeto de drenagem para a Avenida Olavo Montenegro

A governadora Fátima Bezerra apresentou, neste sábado (2), à prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz, o projeto de drenagem da Avenida Olavo Montenegro. Com investimento total de R$ 52,6 milhões, a intervenção, que será incluída no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), tem o objetivo de solucionar problemas históricos de alagamento na via, que liga Natal a Parnamirim.

A declaração foi feita durante entrevista à Rádio Liberdade FM, ao lado da prefeita Nilda Cruz. Segundo a governadora, o projeto prevê a implantação de um sistema integrado à macrodrenagem da região do Parque das Árvores, em Parnamirim. Do total previsto, R$ 49,9 milhões serão financiados pelo Governo Federal e R$ 2,6 milhões correspondem à contrapartida do Estado. A expectativa do governo é iniciar a obra ainda em 2026. O prazo estimado para execução é de 18 meses.

A governadora ressaltou que a solução definitiva para os alagamentos na Avenida Olavo Montenegro depende da execução da macrodrenagem na área do bairro de Parque das Árvores. Ela destacou que, sem essa etapa, intervenções pontuais na avenida não resolvem o problema. “É necessária a macrodrenagem da área do Parque das Árvores. Se não for assim, nós vamos apenas enxugar gelo, porque a solução técnica não se viabilizará”, reforçou.

A governadora destacou, ainda, que o projeto avançou após diálogo com a prefeitura de Parnamirim. Segundo ela, a proposta foi construída de forma conjunta pelas equipes técnicas dos dois entes. “A Olavo Montenegro se insere dentro da logística da infraestrutura rodoviária da Região Metropolitana de Natal como um vetor muito importante. Nós estamos falando de uma via que dialoga com mais de um milhão de habitantes quando consideramos a população de Parnamirim, Natal e a dos demais municípios da região”, explanou.

Estrada de Japecanga

A governadora também anunciou o investimento de R$ 13 milhões para a recuperação da estrada de Japecanga (RN-316), via que liga Parnamirim ao município de Monte Alegre. A obra integra a segunda fase do programa estadual de restauração da malha rodoviária e abrangerá uma extensão de 15 quilômetros.

A intervenção terá início no entroncamento da RN-306, passará pela comunidade de Mendes, em São José de Mipibu, e seguirá até a localidade de Japecanga, em Parnamirim. Os recursos para a execução dos serviços já estão garantidos pela gestão estadual. “É uma estrada aguardada há muito tempo. A obra se insere dentro do maior programa de recuperação de estradas da história contemporânea do Rio Grande do Norte”, explicou Fátima Bezerra.

O projeto técnico da obra foi validado pela equipe da Secretaria de Infraestrutura e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN), visando integrar o trecho ao sistema de logística da Grande Natal.

Cultura

Durante a entrevista, a governadora também falou da reforma do Cine Teatro de Parnamirim, que está orçada em R$ 2,9 milhões. Do total necessário para a obra, R$ 900 mil já foram garantidos por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), vinculada ao Ministério da Cultura.

A reserva inicial dos recursos é resultado de uma articulação conjunta entre a Secretaria Municipal de Cultura de Parnamirim e a Secretaria Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte. O montante já está assegurado para o início dos procedimentos de reforma. As gestões estadual e municipal trabalham agora na captação de mais R$ 2 milhões para completar o orçamento total da intervenção.

A governadora informou que já se reuniu com o secretário executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, para tratar da viabilização dos recursos necessários. “As tratativas administrativas estão em curso para assegurar o aporte integral do governo federal”, disse. Segundo a prefeita Nilda, a união entre os entes federativos visa o fortalecimento do setor cultural e a preservação das raízes históricas do município.

O Cine Teatro de Parnamirim foi originalmente instalado por meio de convênio federal durante a gestão do ex-prefeito Maurício Marques. O prédio necessita de melhorias estruturais para retomar plenamente o suporte à cena artística local. As equipes técnicas da prefeitura e do governo estadual seguem em diálogo para finalizar o processo de captação de recursos e iniciar a execução dos serviços de reforma.

Saúde e segurança

Ainda na entrevista, a governadora abordou a melhoria nos índices de segurança em Parnamirim. Em 2026, de acordo com dados oficiais, a cidade registrou uma redução de 86% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Além disso, os casos de roubo de veículos caíram de 92 para 32 ocorrências, o que representa uma diminuição de 70%. Os furtos de veículos na cidade também recuaram mais de 50%. De acordo com o balanço, as áreas de maior aglomeração durante o último Carnaval registraram zero homicídios, contra 47 casos contabilizados no período entre 2017 e 2018.

Para Fátima Bezerra, os bons números decorrem dos investimentos em segurança pública nos últimos sete anos. Ela detalhou que o Governo do Estado realizou nove concursos públicos e nomeou cerca de 5 mil novos agentes para as polícias Militar, Civil, Penal, Científica e Corpo de Bombeiros. “Somente na Polícia Militar já foram efetuadas mais de 20 mil promoções”, salientou.

No eixo de infraestrutura, Fátima Bezerra enumerou ações como a renovação de 100% da frota de veículos, a construção da nova sede da Polícia Científica e a inauguração da Cidade da Polícia, na Zona Oeste de Natal, que integra delegacias especializadas em um único complexo. “Em Parnamirim, a estrutura operacional conta com delegacias de homicídios, plantão, atendimento à mulher, proteção à criança, ao adolescente e a pessoas com deficiência”, pontuou.

Fátima também comentou que as obras de construção do Hospital Metropolitano, localizado em Parnamirim, estão em andamento. A unidade foi elencada como uma das três prioridades do estado no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. A estrutura tem 350 leitos e investimento de R$ 200 milhões, com recursos federais (Novo PAC). “O objetivo do novo equipamento é ampliar a capacidade de atendimento na Região Metropolitana, reduzindo a sobrecarga do Hospital Walfredo Gurgel”, encerrou.

Rolar para cima