12 de maio de 2026

Coluna Versátil News

Governo do RN assina ordens de serviço para construção de 587 moradias em 25 municípios

O Governo do Estado vem ampliando os investimentos em habitação por meio dos programas Minha Casa Minha Vida — nas modalidades urbano e rural — e Pró-Moradia, fortalecendo a política de acesso à moradia digna em todas as regiões do estado. As ações contemplam famílias em situação de vulnerabilidade social tanto em áreas urbanas quanto rurais, por meio da construção de novas unidades habitacionais e da execução de empreendimentos voltados à redução do déficit habitacional.

Nesta terça-feira, 12, a governadora Fátima Bezerra assinou ordens de serviço para construção de 587 novas moradias em 25 municípios, com investimento de R$ 81,5 milhões e R$ 850 mil, em contrapartida.

“Estamos aqui hoje como resultado de uma forte parceria do Governo do Estado, municípios e do Governo Federal. Investimentos de mais de R$ 81 milhões para construir 587 moradias para as pessoas que mais precisam. Isso significa mais cidadania e prioridade. Moradia é benefício que município e estado sozinhos não teriam condições de proporcionar, mas, com o apoio federal, estamos concretizando esta iniciativa de largo alcance social”, disse a governadora Fátima Bezerra em solenidade de assinatura das ordens de serviço no auditório da Governadoria em Natal.

A governadora acrescentou: “hoje é um dos dias mais felizes da minha vida, pelo quanto a gente batalhou e conseguimos. Celebramos uma conquista após uma verdadeira saga para enfrentar entraves e descasos. Lembro que o Pró-Moradia tem 20 anos e sofreu muitos entraves e descaso. Lembro também que, quando assumi o Governo do Estado, recebi a informação de que tivemos um convênio no valor de R$ 50 milhões cancelado porque o Estado não havia aportado a contrapartida de R$ 5 milhões. Mas fomos à luta e revertemos o cancelamento. Em seguida, a pandemia Covid 19 travou os processos e o Governo Federal outra vez cancelou o convênio. Mas, com a posse da atual gestão federal, lutamos para recuperar o convênio e hoje estamos assinando as ordens de serviço que irão atender famílias que esperam há muito tempo”.

A espera citada pela Governadora tem como exemplo Saionara Soares de Oliveira. Ela é mãe de três filhos e mora há nove anos na ocupação localizada no conjunto Parque dos Coqueiros, na zona norte de Natal. “Para mim e minha família é realizar um sonho. Nunca tive casa própria, sempre paguei aluguel com muito sacrifício e agora vou ter”, declarou Saionara. Wellington Bernardo, falando pelos movimentos sociais, disse que o RN tem mais de 140 mil famílias sem residência e que as novas moradias atendem a esta demanda com residências dignas.

“Não são apenas moradias. São idosos, crianças e jovens que terão direito a casas dignas. Saímos de 2 mil imóveis iniciais para 12 mil num esforço conjunto do Governo do Estado, Governo Federal e prefeituras em programas que geram emprego e renda”, considerou Pablo Cruz, presidente da Companhia Estadual de Habitação (Cehab).

O secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho afirmou que “ter mais moradias significa reduzir o déficit habitacional do estado e do país. Enfrentamos dificuldades na gestão federal anterior, mas conseguimos na atual gestão superar os entraves e hoje estamos assinando as ordens de serviço. São mais de 500 casas para pessoas que mais precisam em todo o RN’.

Tiago Pereira, superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF) no RN enfatizou o “trabalho em parceria do Governo do Estado através de vários órgãos como Seplan, Sin, SETHAS, Caern, Idema importante para Bom andamento dos processos. É uma alegria para nós proporcionar melhoria da qualidade de vida e no RN já são mais de 12 mil moradias já aprovadas.

Prefeito de Nísia Floresta e presidente da Associação dos municípios do Litoral Agreste Potiguar, Gustavo Santos ressaltou que “ficamos 16 anos fora dos programas habitacionais e agora vamos receber 14 casas do Pró-moradia e mais 200 do Minha Casa Minha Vida. Além casas estamos também recebendo recuperação de estradas”. Prefeito de Umarizal, Raimundo Nonato, mais conhecido por Pezão, destacou os esforços do Governo do Estado, e agora o apoio decisivo do Governo Federal para que os municípios recebam as moradias.

PRAZO E VALORES

A estimativa média para conclusão das obras é de um ano e meio após o início efetivo dos serviços. No último dia 6 de maio a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, assinou contratos para a construção de 40 unidades habitacionais nos municípios de Paraná e Santa Maria, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). A iniciativa, executada com participação da CEHAB-RN, contemplou a construção de 20 moradias nos dois municípios, com investimento de R$ 2,7 milhões por localidade, totalizando R$ 5,4 milhões.

A política habitacional executada pelo Estado, em parceria com o Governo Federal, Caixa Econômica Federal e municípios, prevê investimentos de aproximadamente R$ 2 bilhões até 2028, consolidando-se como uma das maiores iniciativas de habitação popular em andamento no Rio Grande do Norte.

A Governadora esteve acompanhada no ato pelos secretários de Estado Virgínia Ferreira (SEPLAN), Gustavo Coelho (SIN), Luciano Santos (SEAF), Ivanilson Maia (GAC) e Daniel Cabral (ASSECOM). O ato contou ainda com a participação de secretários da administração direta e indireta, além do Deputado Francisco Medeiros e da vereadora de Natal, Samanda Alves.

​Também compareceram à solenidade representantes das prefeituras beneficiadas: Brejinho (ex-prefeito Joãozinho), Goianinha (secretário executivo Junior Rocha), Jardim de Angicos (assessor Pedro Alves Neto), Nova Cruz (prefeito Joquinha) e Pau dos Ferros (controladora geral Gleiciane Souza), Bergson (Arez), Joaquim de Medeirinho (Cruzeta), Joquinha (Nova Cruz), Canindé da Farmácia (São Rafael), Inácio (Laurentino Cruz) e Pacelli Souto (São Paulo do Potengi). A gestão técnica municipal foi reforçada pelas secretárias Márcia Oliveira (Bom Jesus), Iris Machado (Natal) e Vanessa Freire (Olho D’Água do Borges).

​O evento ainda contou com presença do Movimento de Luta por Moradia Popular, representado pelo coordenador geral Wellington Bernardo e vereadores de diversos municípios.

Coluna Versátil News

Labotrat confirma presença no Festival APAS SHOW 2026 

Labotrat, marca de dermocosméticos brasileira, estará presente pela primeira vez no Festival APAS SHOW 2026. O evento acontecerá entre os dias 18 e 21 de maio de 2026, no Expo Center Norte, em São Paulo. A APAS SHOW é o maior evento do setor de alimentos e bebidas das Américas e a maior feira supermercadista do mundo, consolidando-se como o lugar ideal para fechar negócios, realizar networking estratégico e “abrir a mente” para as inovações do varejo. A edição de 2025 movimentou R$ 16,5 bilhões em negócios e trouxe resultados impressionantes, consolidando-se como um marco no setor de varejo, com perspectiva de ultrapassar esta marca em 2026.
 

O estande contará com 15m² e estará localizado no pavilhão amarelo, tenda T9. Por lá, será possível conhecer as principais linhas da marca: Dermoskin, DermoSun, LabPop e Dia a Dia. A presença da Labotrat reforça o momento de expansão da marca:
 

“Participar pela primeira vez do Festival APAS Show é um passo estratégico para a Labotrat. Estamos vivendo um momento importante de expansão e enxergamos o evento como uma oportunidade de fortalecer nossa presença no varejo, ampliar parcerias e apresentar ao mercado um portfólio que alia inovação, acessibilidade e alta performance. Além disso, por ser um polo internacional de negócios, a APAS nos permite estreitar o relacionamento com parceiros de outros países e fortalecer ainda mais nossa atuação no mercado externo. Nossa expectativa é gerar conexões relevantes e acelerar o crescimento da marca no Brasil e no exterior” afirma André Rios, diretor comercial e de marketing da Labotrat.

O que a Labotrat vai expor no Festival APAS SHOW 2026 

Dentre os produtos apresentados durante o evento, a Dermoskin é uma linha completa de tratamento e limpeza de pele, com todos os passos para uma skincare de excelência. Já a Dia a Dia é uma linha de tratamento diário, pensado estrategicamente para o cuidado com a pele do rosto, corpo, mãos e pés. A LabPop tem como público-alvo a geração Z e une tecnologia e diversidade. Pensando na pele de verão, a linha DermoSun traz um extenso portifólio com produtos pensados para a proteção e tratamento da pele.

Ativações além do evento 

Além da feira, a marca fez uma busca estratégica sobre a movimentação que o Festival APAS SHOW traz consigo e fará um ponto de ativação e experiência no hotel Novotel, localizado na Zona Norte de São Paulo e fortemente utilizado pelos visitantes de APAS durante os dias de evento. Uma consultora estará na recepção do hotel durante os dias 18 e 21 de maio, onde irá abordar os hóspedes e conduzir até uma ilha de experiência. Assim, os hóspedes poderão conhecer um pouco mais sobre a Labotrat e realizar uma experimentação sensorial com os produtos, além de receber brindes da marca.
 

Fundada em 2012, a Labotrat se consolida cada vez mais no mercado de beleza e cosméticos, trazendo como diferencial produtos acessíveis e de alta qualidade. Famosa por seus esfoliantes, a marca possuí mais de 250 produtos segmentados para atender todo tipo de pele. O fio condutor de seu constante crescimento é a democratização do cuidado com a beleza, garantindo acesso aos tratamentos mais modernos e inovadores, sem sentir no bolso. Os produtos não são testados em animais, reforçando que a sua beleza começa com escolhas conscientes e livres.

 
Sobre a Labotrat 

Fundada em 2012, a Labotrat é uma marca de dermocosméticos e cosméticos que tem a missão de democratizar o cuidado com a beleza Brasil afora. Tem como pilar promover o autocuidado, desenvolvendo tratamentos de resultado para todos que buscam encontrar sua melhor beleza, pensando sempre em produtos acessíveis e de alta qualidade, proporcionando saúde e bem-estar. Seu parque fabril, localizado em Eusébio no Ceará, possui estrutura completa, projetada para entregar excelência em cuidados de beleza todos os dias. São 12.750m² de planta, com rígido controle de qualidade e acompanhamento de todos os processos: desde a fabricação ao ponto de venda. Por lá, mais de 540 colaboradores trabalham diariamente para levar os produtos para cerca de 100.000 pontos de venda por todo o Brasil. Os mais de 250 produtos da Labotrat são feitos para a pele brasileira, com tecnologia de ponta, testados e desenvolvidos no Brasil.


Sobre o Festival APAS SHOW   

Criado em 1984, o Festival APAS Show tem sido a vanguarda do setor de alimentos e bebidas. De uma iniciativa visionária da APAS para conectar varejistas e fornecedores, o evento evoluiu para se tornar um epicentro global de tendências, lançamentos e debates cruciais sobre o futuro do varejo. Em 2026, em sua 40.ª edição — e 41 anos de uma história rica em pioneirismo —, o festival continua a incorporar as mais recentes inovações tecnológicas, a expansão global e a revolução digital, reafirmando seu status como o maior festival supermercadista do mundo e reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas, consolidando-se como o lugar ideal para fechar negócios, realizar networking estratégico e abrir a mente para as inovações do varejo.

Coluna Versátil News

Febre das figurinhas chega ao Natal Shopping com espaço exclusivo da Panini

A paixão pelo futebol e a tradição de colecionar figurinhas ganham um novo ponto de encontro: a partir desta quinta-feira (30), o Natal Shopping recebe um lounge exclusivo da Panini dedicado à troca de cromos do álbum oficial da Copa do Mundo 2026. O ambiente temático está instalado no Piso L2, ao lado da escada rolante.

O lançamento oficial do álbum acontece na sexta-feira, 1º de maio, trazendo números que impressionam: serão 980 cromos, sendo 68 especiais, contemplando as 48 seleções que disputarão o torneio. Essa é a primeira edição da história com esse número ampliado de participantes desde a Copa da França, em 1998, quando o evento contava com 32 equipes.

A grandiosidade da coleção também se reflete na produção. Diariamente, são impressos pelo menos 11 milhões de cromos, distribuídos para todo o Brasil e países da América Latina, alimentando uma rede de fãs que se mobiliza para completar cada página. Para os colecionadores, o álbum estará disponível nas versões tradicional brochura, com preço sugerido de R$ 24,90; capa dura, por R$ 74,90; e a versão premium, voltada para entusiastas, por R$ 359,90. Já os envelopes custam R$ 7,00 e incluem sete figurinhas.

Ao trazer o lounge para o mall, a parceria entre Natal Shopping e Panini reforça o papel do empreendimento como espaço de experiências e convivência. A troca de figurinhas, que tradicionalmente acontece em calçadas, escolas e praças, ganha agora um ambiente estruturado, incentivando a interação entre o público de forma confortável e segura.

“Ao fechar essa parceria com a Panini, pensamos nas famílias que frequentam o nosso espaço e aderem ao hobby que mobiliza crianças, jovens e adultos a cada edição da Copa do Mundo. Mais do que completar o álbum, o espaço convida a vivenciar momentos de interação, memória afetiva e convivência em uma área segura e temática destinada para esse fim”, declara o superintendente do shopping, Felipe Furtado.

A programação do shopping também vai acompanhar os jogos da Copa do Mundo a partir de junho, quando torcedores poderão assistir às partidas em um telão instalado na Praça de Alimentação ou no Alpendre, onde o Ô Bar transmitirá as partidas da Seleção Brasileira com uma agenda especial de shows, unindo futebol, música e gastronomia em um só lugar.

Coluna Versátil News

Entrega de kits da Corrida do Sesc acontece no Arena das Dunas a partir desta quinta-feira 

Os atletas inscritos na etapa Natal do Circuito Sesc de Corridas 2026 poderão retirar seus kits entre os dias 14 e 15 de maio, no Casa de Apostas Arena das Dunas, local onde também acontecerá a programação da corrida e do Dia S. Para receber o material, os participantes devem entregar 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao projeto Sesc Mesa Brasil. 

A entrega acontece na quinta e na sexta-feira, das 07h às 19h. Todos os atletas inscritos nas modalidades Corrida Adulto, Caminhada Solidária, Corrida Infantil e Desafio 15K devem retirar seus kits neste período, não sendo possível a entrega dos kits no dia da prova. O acesso ao Arena das Dunas para a retirada poderá ser feito pela portaria P3, na Rua Projetada, e entrada pelo portão D. 

Para retirar o kit, é necessário apresentar documento oficial com foto e comprovante de inscrição. Inscritos na categoria Comerciário também devem apresentar a Credencial Sesc válida. A retirada por terceiros será permitida mediante apresentação dos documentos do atleta inscrito. 

O kit atleta é composto por camiseta oficial, número de peito e chip de cronometragem — item obrigatório para participação nas provas competitivas. Os participantes também terão acesso à estrutura do evento, que inclui pontos de hidratação, frutas, medalha de participação, massoterapia e atrações integradas à programação do Dia S. 

A edição deste ano reúne 8 mil participantes e reforça o caráter familiar do Circuito Sesc de Corridas, com modalidades para diferentes faixas etárias e perfis de público. Além das provas esportivas, a programação contará com atividades gratuitas para toda a família, incluindo atrações culturais, espaços infantis, Invasão Geek, unidades móveis do Sesc e Senac e shows musicais. 

A etapa Natal da Corrida integra a programação da Semana S, maior evento integrado do Sistema Comércio no Brasil, promovido no Rio Grande do Norte pelo Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac. A programação completa culmina no Dia S, que acontece no dia 16 de maio, na Arena das Dunas, com acesso gratuito mediante inscrição prévia no site da Fecomércio (fecomerciorn.com.br) e doação de alimento para o Sesc Mesa Brasil. 

No caso dos atletas que estão devidamente inscritos na Corrida, não há necessidade de inscrição na Semana S. Já os acompanhantes, precisam realizar a inscrição no site da Fecomércio e entregar 1 kg de alimento não perecível na entrada do evento. 

Serviço:

O que: Entrega de kits da Corrida do Sesc  

Quando: 14 e 15 de maio de 2026 

Onde: Casa de Apostas Arena das Dunas 

Horário: Das 07h às 19h 

Valor: Gratuito, mediante doação de 1kg de alimento 

Entrada: Acesso pela portaria P3 (Rua Projetada) e entrada pelo Portão D3 (Estacionamento gratuito) 

Dia S

Quando: 16 de maio de 2026 

Onde: Casa de Apostas Arena das Dunas 

Horário: A partir das 05h 

Valor: Gratuito, mediante inscrição na Semana S e doação de 1kg de alimento 

Link para inscrição: https://eventos.fecomerciorn.com.br/semana-s 

Coluna Versátil News

Evento Mulheres no Transporte debate inclusão, liderança e ambientes seguros no setor

Brasília recebe, nesta quarta-feira (13), mais uma edição do evento Mulheres no Transporte, iniciativa que promove o debate sobre diversidade, inclusão e protagonismo feminino nos diferentes modais. O encontro reunirá lideranças empresariais, profissionais do transporte e representantes institucionais para discutir avanços, desafios e caminhos para ampliar a participação das mulheres no setor .

A programação terá como destaque a participação de Rachel Maia, referência em liderança e diversidade no ambiente corporativo. Primeira mulher negra a ocupar cargos de CEO de marcas como Tiffany & Co. e Pandora, além de ter presidido a Lacoste no Brasil, a executiva trará reflexões sobre liderança humanizada, ESG e o papel estratégico da diversidade nas organizações.

Presidente do Conselho da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Rachel Maia também é autora do livro Meu Caminho até a Cadeira Número 1, no qual compartilha sua trajetória profissional. Durante a palestra, abordará a importância da inclusão estruturada nas empresas e os impactos da diversidade para a sustentabilidade dos negócios.

A programação inclui, ainda, painéis temáticos voltados aos desafios enfrentados pelas mulheres no setor de transporte, com foco na promoção de ambientes mais seguros, equitativos e inclusivos. A iniciativa também busca valorizar trajetórias femininas de destaque e estimular o networking entre as participantes, fortalecendo conexões profissionais e ampliando a visibilidade de mulheres em funções técnicas, operacionais e de liderança.

O evento tem como objetivo incentivar empresas e instituições a adotarem políticas mais efetivas de diversidade e a investirem no desenvolvimento de lideranças femininas, contribuindo para um setor mais inovador, competitivo e representativo.

Estrela Delas

Outro destaque da programação será a exposição do caminhão Actros Estrela Delas, iniciativa do movimento A Voz Delas, desenvolvida em parceria com a Mercedes-Benz do Brasil. O veículo estará em exibição na área externa do evento.

O modelo foi projetado a partir de pesquisas com caminhoneiras e reúne soluções voltadas ao conforto, à segurança e ao bem-estar das profissionais, com adaptações específicas para a rotina feminina no transporte rodoviário de cargas.

Desde a sua criação, o Mulheres no Transporte reúne instituições e empresas engajadas na promoção da diversidade e da mobilidade. Nesta edição, o evento conta com patrocínio do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo do ABC, da Dunlop, da VLI e da Transpocred, além do apoio da Bluma.

A programação completa está disponível em [mulheresnotransporte.itl.org.br]mulheresnotransporte.itl.org.br

Rolar para cima